Amauri Soares, diretor-executivo da TV Globo, dos Estúdios Globo e de Afiliadas, está em processo de transição de cargo na emissora. O profissional anunciou nesta quarta-feira (16), que se prepara para a sucessão de um dos postos que ocupa, a fim de se dedicar integralmente a apenas uma das funções que desempenha atualmente. A informação foi confirmada pela equipe de comunicação da Globo em nota enviada a O TEMPO.
"Não sei se vocês sabem, mas nós, executivos, hoje trabalhamos com planos de sucessão, mapeamento de sucessores, preparação dos sucessores. Um assunto que sempre foi meio tabu, mas hoje a gente trata abertamente. A diretora do canal TV Globo, Leonora Bardini, é a minha sucessora para a direção executiva da TV Globo. Em algum momento, ela vai assumir o meu lugar", confirmou o diretor.
Amauri Soares ressaltou que o processo está ocorrendo de forma amigável e tranquila, enfatizando o orgulho em sua sucessora: "Na TV Globo, todo mundo sabe que a Leonora é a minha sucessora, que ela está sendo preparada para isso. Eu recrutei a Leonora como trainee e, para mim, tenho o maior orgulho de passar o bastão da Globo para ela em algum momento. Ela assumiu como diretora do canal recentemente, que é o último estágio de preparação dela".
A colunista Carla Bittencourt, do Portal LeoDias já hava antecipado a informação, mas, cabe salientar, que a dança das cadeiras ainda não há uma data oficial para acontecer. Em sua atual gestão, o Amauri Soares busca ajustar detalhes de desempenho na programação antes de efetivar a sucessão.
Em nota, a Comunicação da Globo confirmou a Leonora Bardini como sucessora de Amauri Soares, ressaltando que a executiva vem sendo preparada para, "em algum momento, sucedê-lo à frente da TV Globo". "Desta forma, Amauri poderá se dedicar exclusivamente aos Estúdios Globo", afirmou o comunicado.
Leia a íntegra do comunicado da Globo:
"Em reunião com as equipes dos Estúdios Globo hoje de manhã, Amauri lembrou a sua trajetória profissional e na empresa. Perguntado pelos times sobre as duas posições executivas que ocupa, como diretor-geral dos Estúdios Globo e da TV Globo, ele esclareceu que sempre encarou como provisória essa dupla responsabilidade. E contou sobre o estruturado projeto de sucessão praticado em todas as áreas da empresa hoje. Chamou atenção para a recente promoção de Leonora Bardini à diretora-executiva da TV Globo e para a construção de carreira sólida, consistente, natural e transparente da executiva para, em algum momento, sucedê-lo à frente da TV Globo.
Desta forma, Amauri poderá se dedicar exclusivamente aos Estúdios Globo.
Amauri assumiu a direção-geral dos Estúdios há dois anos e, desde então, vem ampliando a diversidade e o volume da produção de conteúdo para todas as plataformas Globo."