A coleção 'BH: A Cidade de Cada Um', que está celebrando 21 anos e soma 40 livros dedicados a vários lugares importantes da capital mineira, vai ter um novo capítulo neste domingo (6 de julho). Isso porque a jornalista e escritora Márcia Maria Cruz lança, a partir das 16h, na Fazendinha Dona Izabel, na Barragem Santa Lúcia, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, uma edição ampliada e revisada do livro 'Morro do Papagaio' (Editora Conceito).
A obra é o 17⁰ título da coleção 'BH. A Cidade de Cada Um' e traz a história deste espaço que é uma das favelas mais antigas da cidade e que guarda não só muitas histórias, mas muitas manifestações culturais. O local escolhido por Márcia para esse segundo lançamento, a Fazendinha Dona Izabel - o primeiro foi em 2009 - é uma das casas mais antigas de Belo Horizonte e data do século XIX. O imóvel foi totalmente restaurado e é tombado pelo patrimônio público. Aliás, a trajetória da Fazendinha está na nova edição de 'Morro do Papagaio.
O livro ganhou quatro novos capítulos: 'Os predinhos'; 'O Papagaio e o vento'; 'O Morro é quem?' e Papagaio Cultural. Em 'Os predinhos', a autora aborda a intervenção urbana realizada pelo Projeto Vila Viva no aglomerado e a subsequente construção dos conjuntos habitacionais no entorno para receber as famílias que foram indenizadas devido às obras.
Já em 'O Morro é quem?', Márcia Maria traz à tona a trajetória de um dos talentos do Papagaio: o MC Rick. Em 'Papagaio Cultural', uma apresentação de artistas da nova geração que agitam a cena cultural no Morro. A nova edição também ganhou algumas atualizações.
Sobre a autora
Márcia Maria Cruz é filha de Maria da Conceição. É doutora em Ciência Política e mestre em Comunicação Social pela UFMG. Jornalista, é chefe da Assessoria de Comunicação do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Foi coordenadora do Núcleo de Diversidade do jornal Estado de Minas. É vencedora do Troféu Mulher Imprensa 2022 na categoria Diversidade! Integrou o International Visitor Leadership Program (IVLP) em Media literacy em 2018 nos EUA. Coordenou o curso de Jornalismo na UNA e lecionou sobre o mesmo tema na PUC Minas e Faculdade Promove. Foi presidente da Oficina de Imagens.
É autora do livro "Maria Mazarello - preto no branco, lutas e livros", da Editora Contafios, e coautora do "Vidas inteiras - histórias dos 10 anos da Lei de Cotas" (Editora Crivo). Semifinalista do Prêmio Jabuti 2024 na categoria Educação. Integra o Coletivo de Jornalistas Negras e Negros Lena Santos
SERVIÇO
O quê: Lançamento de 'Morro do Papagaio' - segunda edição revisada e ampliada, de Márcia Maria Cruz
Quando: domingo (6 de julho), a partir das 16h
Onde: Fazendinha Dona Izabel (avenida Arthur Bernardes, 3.120, Barragem Santa Lúcia)
Quanto: Evento Gratuito.
O livro estará sendo vendido a R$ 40