Tays Reis compartilhou nas redes sociais sua preocupação com o estado de saúde da filha, Pietra, de 3 anos. A menina apresentou feridas na boca e bolhas nas mãos e nos pés, o que levou a cantora a procurar ajuda médica, mas o diagnóstico de febre aftosa deixou a esposa de Biel confusa.

"Eu nunca vi isso na minha vida. O médico falou que a Pietra pegou febre aftosa, só que febre aftosa é o que dá em animais. Existe a gripe aftosa que dá em crianças. Então o médico está certo ou errado? Agora fiquei confusa, gente", relatou a artista em um vídeo compartilhado no Instagram.

Tays Reis contou ainda que chegou a receber um comunicado da escola de Pietra, alertando sobre casos recentes da síndrome mão-pé-boca — uma infecção viral bastante comum em crianças  pequenas —, mas que não deu muita atenção até que a filha apresentasse sintomas.

"Recebemos um aviso da escola sobre isso, mas eu não dei muita atenção até a Pietra apresentar os mesmos sinais", relatou a cantora, que pediu oração para a filha: "Mandem boas energias para a Pepeu. Vamos para o terceiro dia que quase não come, muita dor e desconforto. A boquinha tá surreal de ferida, mas vamos vencer. Orem pela nossa princesa!".

Humanos pegam febre aftosa?

De acordo com o médico infectologista da Fiocruz Julio Croda, a contração da febre aftosa por humanos é possível, porém incomum de ocorrer, já que exige contato íntimo com um animal infectado.

"Não é uma infecção comum em humanos. E uma criança dificilmente teria esse contato com secreção de animais contaminados. É preciso uma convivência, principalmente com bovinos", explicou Croda em entrevista ao g1.

O médico pontuou que, no caso da filha de Tays Reis, muito provavelmente o que ocorreu foi um ruído de comunicação e que possivelmente se trata de um caso da síndrome mão-pé-boca.