A cantora, atriz e apresentadora Preta Gil, morreu, aos 50 anos, neste domingo (20/7). Ela estava nos Estados Unidos, onde vivia nos últimos meses por causa do tratamento contra a doença. Filha do cantor e compositor Gilberto Gil, a artista faleceu após uma intensa batalha contra o câncer colorretal iniciada em 2023. A informação foi confirmada pela equipe da cantora. Preta deixa um filho, Francisco Gadelha Gil Moreira Müller de Sá, de 30 anos, o Fran, fruto do relacionamento com Otávio Müller, e uma neta, Sol de Maria, de 9 anos.
A luta de Preta contra o câncer tornou-se pública em janeiro de 2023, quando ela passou mal em sua casa no Rio de Janeiro e foi levada às pressas ao hospital. À época, ela relatou sintomas como sangramentos, prisão de ventre e desmaio, e, logo na primeira internação, foi submetida a exames de imagem que revelaram um adenocarcinoma – um tipo de câncer maligno – na porção final do intestino.
Ela começou um tratamento contra a doença logo no dia 16 de janeiro. Durante os primeiros meses de quimioterapia, Preta enfrentou uma série de desafios, e, em abril, chegou a ser levada para a UTI em função de uma sepse. Internada, ela sofreu ainda de uma pneumonia e pancreatite. O episódio foi relatado por Preta em seu perfil no Instagram. “Eu passei por momentos delicados, mas graças a Deus, aos meus Orixás, minhas santas, aos médicos que formaram uma equipe impecável, eu estou aqui agora podendo gravar esse vídeo pra vocês bem e recuperada”, disse, à época.
Preta se separa do marido após descobrir traição
Em meio ao tratamento contra o câncer, Preta Gil se separou do marido, o personal trainer Rodrigo Godoy, em maio de 2023. Ela havia descoberto uma traição do então companheiro e pediu o divórcio quando estava internada em uma UTI. A artista ainda o acusou de neglicenciá-la durante o tratamento contra o câncer.
“Contrariando a tudo e a todos, eu resolvi me separar do meu marido em uma cama de UTI. Falei: ‘Eu não mereço, eu quase morri. Não posso deixar um homem voltar para a minha vida e continuar me tratando do jeito que ele estava me tratando’. Foi um combo desesperador”, disse ela em entrevista para a série “Angelica 50 & Tanto”, do Globoplay.
Cirurgia e celebração pelo fim do tratamento
Em agosto de 2023, após sessões de quimioterapia e radioterapia, Preta Gil passou por uma cirurgia de 14 horas no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para remover o tumor, o útero, os ovários e o apêndice. Deu tudo certo com o procedimento, e Preta anunciou que seu corpo estava “livre de células cancerígenas”.
Alguns meses depois, em dezembro, Preta foi submetida a uma nova cirurgia, desta vez para reconstrução do trato intestinal e reversão da ileostomia. À época, a artista celebrou o fim do tratamento inicial, embora destacasse que a cura seria um processo contínuo, com cinco anos de acompanhamento médico e reabilitação.
Retomada ao tratamento
Em agosto de 2024, no entanto, Preta anunciou que precisaria retomar o tratamento, porque exames de rotina identificaram que o câncer havia retornado, desta vez em quatro locais diferentes: dois linfonodos, uma metástase no peritônio e um nódulo no ureter. “É mais comum do que a gente imagina, mas é sempre um grande susto”, disse ela em um vídeo no Instagram. Imediatamente, ela retornou o tratamento com a quimioterapia.
Em dezembro daquele ano, Preta passou por uma nova cirurgia para a retirada dos novos tumores. O procedimento foi delicado, e ela precisou ficar em coma induzido por três dias. Além disso, começou a usar uma bolsa de colostomia de maneira definitiva. Em fevereiro desde ano, ela recebeu alta hospitalar para continuar o tratamento em casa. Mesmo com a luta intensa, Preta seguia confiante no tratamento. “Sou grata a cada pílula”, escreveu em um story.
Tratamento no exterior
No início de março de 2025, Preta Gil conseguiu dar seu sonhado mergulho no mar de Salvador. Nas redes sociais, a cantora contou aos fãs que foi liberada pelos médicos para, com todos os cuidados, realizar o desejo.
No fim daquele mês, a artista anunciou durante participação no “Domingão com Huck” que buscaria por um tratamento no exterior. Ela disse que viajaria aos Estados Unidos, onde a medicina oferece estudos e drogas ainda indisponíveis no Brasil. “Aqui no Brasil já fizemos tudo o que podíamos. Minhas chances de cura estão fora, e é pra lá que eu vou”, declarou, expressando confiança na ciência e no desejo de voltar curada para retomar sua vida. No entanto, ela não chegou a sair do país.
Em 6 de abril de 2025, Preta postou uma foto em uma aeronave equipada com UTI aérea. Ela estava em um tratamento em um hospital no Rio de Janeiro, mas a equipe achou melhor que o tratamento fosse feito em São Paulo, no Hospital Sírio Libanês. No dia 16 de abril, a artista recebeu alta.
Nova internação
Preta Gil voltou a ser internada em 5 de maio menos de um mês depois de sua última alta. À época, a assessoria de imprensa de Preta informou que a artista tinha planos de viajar para os Estados Unidos em busca de um novo tratamento.
Ela passou um período em Nova York e, em junho, foi para Washington, ao lado do filho, Francisco Gil, e das amigas Ju de Paulla e Marina Morena. A cantora publicou uma foto em suas redes sociais, 'anunciando' a partida e a chegada à cidade. "Partiu Washington! Eu e meus amores", escreveu ela na legenda do post, divulgado nos stories de seu Instagram. "Já instalados e comendo", voltou a 'avisar' pouco depois, em um outro registro com o trio. (Com Folhapress)