José Gil compartilhou nas redes sociais um vídeo emocionante em homenagem à irmã Preta Gil, que morreu no domingo (20 de julho), aos 50 anos. A publicação foi feita nesta segunda-feira (21), um dia após a morte da cantora, ocorrida em Nova York, Estados Unidos, enquanto a artista tentava retornar para o Brasil.

O músico, integrante do grupo "Gilsons", divulgou uma gravação que mostra Preta e seu pai, Gilberto Gil, durante apresentação conjunta na turnê "Tempo Rei" realizada em São Paulo em abril deste ano. No vídeo, pai e filha interpretam a canção "Drão", em uma das últimas aparições públicas da artista antes de sua viagem aos Estados Unidos para buscar novas alternativas terapêuticas.

Na legenda da publicação, José Gil homenageou a irmã. "Quem poderá fazer aquele amor morrer, se o amor é como um grão. Morre, nasce, trigo. Vive, morre, pão. Vai ser dura a caminhada sem você, minha irmã. Te amo aqui ou em qualquer lugar", escreveu.

Morte de Preta Gil

A cantora, atriz e apresentadora Preta Gil morreu aos 50 anos. Ela estava nos Estados Unidos, onde vivia nos últimos meses devido a um tratamento experimental contra a doença, quando morreu em uma ambulância a caminho do aeroporto para retornar ao Brasil. A artista enfrentou uma intensa batalha contra o câncer colorretal iniciada em 2023

Preta foi fruto do relacionamento entre Gilberto Gil e Sandra Gadelha. O casal se casou em 1969 e permaneceu junto até 1980. Durante o relacionamento, tiveram três filhos: Pedro, Preta e Maria. Sandra e Gilberto enfrentaram juntos o período de exílio em Londres durante a ditadura militar brasileira.

A artista deixa um filho, Francisco Gadelha Gil Moreira Müller de Sá, de 30 anos, o Fran, fruto do relacionamento com Otávio Müller, e uma neta, Sol de Maria, de 9 anos.