Francisco Gil se despediu da mãe, Preta Gil, que morreu aos 50 anos no domingo (20/07), de complicações de um câncer, com um texto comovente nas redes sociais, nesta terça (22/07), e foi consolado por personalidades de diversas áreas, como Alice Wegmann, sua amiga de infância, e Luísa Sonza, entre outros.
“A nossa última noite juntos, você dormia e eu acompanhava cada respiração sua. Você segurava minha mão com força… e eu sem entender de onde você estava tirando aquela força”, escreveu ele.
Ao longo do texto, Francisco refletiu sobre a origem da força da mãe e concluiu: ela vinha do amor, o motor da vida de Preta, segundo ele.
“O motor da sua vida sempre foi amar e amar sempre foi o seu maior dom. O amor sempre foi ação pra você… nunca se estagnou. Você foi implacável amando.”
O artista também falou sobre o privilégio de ter sido filho de Preta, que ele define como sua “melhor amiga”. Francisco relembrou o carinho e a generosidade da mãe, e como ela foi capaz de espalhar afeto até mesmo em seus últimos momentos.
“Sua força vinha da vontade de viver, de ver a sua neta Sol de Maria crescer e vinha da gente que estava lutando junto com você. De um país inteiro que torceu… e lutou junto com ela também.”