A vereadora Aladilce Souza (PCdoB) propõe renomear uma avenida de Salvador em homenagem à cantora Preta Gil, falecida aos 50 anos no último domingo, dia 20, nos Estados Unidos, devido a complicações de um câncer de intestino.
A proposição foi protocolada nesta segunda-feira, 21, na Câmara Municipal da capital baiana (CMS), um dia após o óbito da filha de Gilberto Gil. Segundo a vereadora, o ato representa um reconhecimento público e duradouro da vida, obra, luta e legado de Preta Gil.
“Mulher preta, artista, símbolo de luta contra preconceitos (racismo, gordofobia e homofobia), defensora dos direitos LGBTQ+, e ativista que deixou marca indelével na cultura e no coração de nosso povo”, argumentou a vereadora.
Além disso, a denominação de ‘Preta Gil’ a um logradouro público desta cidade terá uma dupla função: memorial na sua cidade natal, celebrando a fé e a afro-brasilidade, e um símbolo contínuo de combate às injustiças, com valores que transcendem crenças e percorrem gerações”, finalizou Aladilce.