A cantora Preta Gil, que faleceu no último domingo (20/07), em Nova York, aos 50 anos, será homenageada em velório aberto ao público no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Na tarde desta segunda-feira (21/07), a assessoria de imprensa de Gilberto Gil, pai de Preta, confirmou a informação.

Preta estava nos Estados Unidos para um tratamento experimental de câncer colorretal, diagnosticado em 2023. Após meses lutando contra a doença, passando por cirurgias e internações, a artista teve uma piora em seu estado de saúde e não sobreviveu.

"Velório de Preta Maria Gadelha Gil Moreira, sexta-feira, 25 de julho, das 9h às 13h: cerimônia aberta ao público no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Celebraremos sua vida, arte e legado", dizia a imagem de divulgação da cerimônia.

Mais cedo, Flora Gil, madrasta de Preta e esposa de Gilberto Gil, informou em suas redes sociais, nesta terça-feira (22/07), que o corpo de Preta ainda não tem previsão de repatriação, pois ela morreu nos Estados Unidos e as cerimônias fúnebres acontecerão no Brasil.

"Informamos que, neste momento, ainda não há previsão para a repatriação do corpo de Preta Gil ao Brasil. Ela será velada na cidade do Rio de Janeiro, onde sua família, amigos e o público poderão prestar suas últimas homenagens. Tão logo tenhamos as informações do funeral, divulgaremos aqui. Agradecemos, mais uma vez, o carinho, o respeito e a compreensão de todos", informaram.