O primeiro longa-metragem em animação da indiazinha Tainá faz a sua estreia na terceira edição do Bonito CineSur - Festival de Cinema Sul-Americano, com inicio nesta sexta-feira (25) na cidade sul-mato-grossense. "Tainá e os Guardiões da Amazônia - Em Busca da Flecha Azul" é inspirado no seriado em 3D que já está em sua segunda temporada, ampliando uma história que começou em 2001, com o filme "Tainá - Uma Aventura na Amazônia".

Diretor da animação ao lado de Alê Camargo, Jordan Nugem destaca a escolha do Bonito CineSur para iniciar a jornada nos cinemas, já que tanto o filme quanto o festival estão bastante envolvidos com a questão ambiental. "A Tainá sempre foi sobre trazer a Natureza para mais pertinho do público e sinto que o festival também tem essa proposta super bonita e importante", assinala o realizador.

Na história, a jovem indígena embarca em uma aventura para encontrar a Flecha Azul, um amuleto ancestral.Durante a aventura, Tainá conhece vários bichos da região amazônica que acabam se tornando seus amigos, como Catu, um macaquinho travesso, Pepe, um urubu-rei, e Suri, uma charmosa porquinha-da-índia. Juntos, irão aprender a valorizar a amizade e a importância de proteger a floresta.

Os realizadores esperam repetir o êxito da série, lançada há sete anos, com recursos da RioFilme e do BNDES. "Dá para sentir que tanto as crianças quanto os familiares se divertem e aprendem muito com a série, que acaba também consolidando a Tainá como uma grande marca nacional que carrega consiga os valores de cuidado e preservação da Natureza", salienta Nugem, uma das gratas surpresas da animação brasileira.

Nascido em Sapucaia do Sul (RS), ele foi o responsável pela criação do roteiro das séries "Angry Birds: Bubble Trouble" (2020) e "Angry Birds: Slingshot Stories" (2021), baseadas nos pássaros que se transformarma em ícones pop após fazerem sucesso em jogos eletrônicos. Ele também integrou a equipe de roteiristas da série "Vamos Brincar com a Turma da Mônica" (2022/2023). 

"Meus primeiros trabalhos como roteirista começaram em 2016, quando entrei justamente na posição de roteirista na Hype Animation, com 'Angry Birds' sendo o meu primeiro grande trabalho na área da animação. Em 2019, a Rovio Animation, a dona do 'Angry Birds', estava buscando estúdios parceiros para desenvolver uma nova série dos personagens. Eles entraram em contato com inúmeros estúdios e a Hype foi um deles", lembra. 

"Foi meio que uma competição para buscar uma nova ideia legal de série e o esboço de projeto que criei foi o que eles mais gostaram. Foi assim que fui escolhido como roteirista de 'Bubble Trouble'. Eles gostaram do meu trabalho e me chamaram para ser roteirista de outra série dos passarinhos. Tenho muito carinho pelos personagens e bastante orgulho do trabalho que fizemos juntos", registra.

Em  "Tainá e os Guardiões da Amazônia - Em Busca da Flecha Azul", ele recebeu um inesperado convite para assinar a direção, após Alê Camargo, premiado realizador de "Os Anjos do Meio da Praça”, ter saído da produção. "Inicialmente, eu não estava envolvido no longa-metragem. Eu conhecia o projeto, pois ele aconteceu dentro do estúdio de animação que já trabalho faz alguns anos, a Hype Animation", relata. 

"O Alê dirigiu a pré e a primeira parte da produção do filme. Quando o cronograma do projeto e algumas coisas relacionadas à produção tiveram que ser repensadas, fui chamado para assumir a direção. Essa foi minha primeira experiência como diretor em um longa de animação e o processo todo foi um grande desafio, pois tivemos inúmeros obstáculos de produção que precisaram ser resolvidos em pouco tempo", explica.

"Finalizar o longa foi muito trabalhoso, sendo necessária uma dedicação muito grande de toda a equipe. Trabalhar com animação sempre é um processo meticuloso e cansativo, mas tenho certeza que todo o esforço da equipe está convertido na aventura que o público vai assistir. Todos ficaram muito felizes em poder participar de um projeto com a Tainá, que é um personagem tão querido no Brasil", observa.

Programação
A cerimônia de abertura do Bonito CineSur acontece amanhã, a partir das 19h30, no Auditório Kadiwéu. A atriz paraguaia Ana Brun receberá uma homenagem especial e terá exibido o filme "As Herdeiras" (2018), que lhe valeu o prêmio de atuação no Festival de Berlim. Até o dia 2 de agosto, serão exibidos63 filmes de países como Brasil, Argentina, Peru, Chile, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Uruguai e Equador.