Sucesso nos anos 2000 com o hit "All The Things She Said", o duo russo t.A.T.u., formado pelas cantoras Julia Volkova e Lena Katina, revelou que está voltando aos palcos. Nas redes sociais, foi anunciado um show no dia 19 de julho e estão sendo publicadas outras novidades que estão por vir.

Apesar das postagens das cantoras serem escritas em russo, diversos fãs brasileiros têm comentado nas redes sociais pedindo shows no Brasil. Em 2013, por exemplo, os fãs organizaram uma vaquinha para trazer o show de Lena a São Paulo.

A nostalgia provocada pela volta do duo também se refletiu em outros rincões da internet. O interesse pela dupla voltou a crescer no Brasil, atingindo o pico de buscas neste mês, segundo dados do Google Trends.

A história de t.A.T.u. começou em 1999, quando o produtor musical Ivan Shapovalov e seu sócio criaram o projeto com o objetivo de lançar uma dupla de adolescentes russas como protagonistas.

Na época, as duas, ainda adolescentes, seguiam um estilo de pop sáfico, com letras como "Eles dizem que é minha culpa, mas eu a amo tanto", o que levou muitos a acreditar que realmente estavam envolvidas romanticamente. No entanto, a dupla desmentiu essa ideia posteriormente.

Em 2003, a dupla foi convidada a se apresentar no Tonight Show com Jay Leno na NBC, mas com a condição de não se beijarem nem comentarem sobre a Guerra do Iraque.

Para protestar, elas se apresentaram usando camisetas brancas com a inscrição "dane-se a guerra" e, durante a performance de "All The Things She Said", se beijaram por trás das mãos enquanto as câmeras cortavam a cena por cerca de 20 segundos.

Em entrevista ao Daily Beast em agosto de 2013, Katina afirmou: "Eu encarava isso como meu papel... como um filme. Nós interpretamos um papel em um filme. Esse era o meu papel. Eu nunca fui lésbica. Nunca me senti atraída por uma garota. Nunca senti isso."

A canção "All The Things She Said" foi o único grande sucesso comercial da dupla, estreando nas paradas da Billboard, e faz parte do disco "200 km/h in the Wrong Lane", de 2002. É a música também mais ouvida do duo no Spotify, com 674 milhões de reproduções.

Após os singles subsequentes não alcançarem o mesmo sucesso, a dupla anunciou sua separação definitiva em 2011.

Após o fim da dupla, elas seguiram carreira solo e lançaram algumas musicas, mas nenhuma decolou.

Em 2014, Volkova gerou polêmica com uma declaração sobre a aceitação da homossexualidade. Ela disse: "Eu não aceitaria se meu filho fosse gay, porque acredito que um homem precisa ser um homem de verdade. Deus criou o homem para procriar, é o natural. O homem para mim é o apoio, a força... Eu não aceitarei um filho gay".

Katina, por sua vez, rebateu. "Tudo o que posso dizer é: Deus está nos ensinando a viver com amor, a ser tolerantes e a não julgar as outras pessoas. Amor é amor, e é um sentimento maravilhoso. Acho que todo mundo é livre para amar quem quiser."

No entanto, em 2022, elas se reconciliaram e cantaram juntas novamente. Atualmente, Katina está casada e tem dois filhos, enquanto Volkova também é mãe de dois filhos.