Neste sábado (5/7), a Livraria Quixote, na Savassi, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, recebe o lançamento da obra “Os elefantes viriam pela manhã – Treze contos à procura de Dalton Trevisan”, que celebra o legado do escritor curitibano. O autor completaria 100 anos em junho de 2025.
Organizada pelo jornalista e acadêmico Rogério Faria Tavares, membro da Academia Mineira de Letras (AML), a coletânea reúne treze autoras e autores que dialogam com a literatura de Trevisan, conhecido por seu estilo minimalista e aversão à exposição pública. Publicado pela Autêntica Editora, o livro foi lançado no início do mês passado em Curitiba.
A antologia funciona como uma resposta literária à poética de Trevisan, com contos que tensionam seus temas, estilos e obsessões. Segundo Tavares, o livro propõe uma reescrita coletiva, inspirada no método do próprio homenageado, que revisava incessantemente seus textos, reunindo nomes como Noemi Jaffe, Caetano W. Galindo, Veronica Stigger, Marcelino Freire e João Anzanello Carrascoza – representantes de diferentes gerações e abordagens literárias.
Embora os contos explorem geografias variadas – como a Recife de Adelaide Ivánova ou a Belo Horizonte de 1947 recriada por Carlos Marcelo –, Curitiba permanece como eixo simbólico da coletânea. A cidade natal do homenageado surge em narrativas como a do gateiro de Luís Henrique Pellanda e nas recriações de personagens clássicos do autor, como Dario e Patachou, por Mateus Baldi.
As relações entre homens e mulheres, tema frequente na obra do autor, ganham destaque nos contos de Veronica Stigger, Ana Elisa Ribeiro e Cristhiano Aguiar. Já Marcelino Freire e Caetano W. Galindo homenageiam diretamente o estilo conciso e irônico do “Vampiro de Curitiba”, falecido em dezembro de 2024, meses antes de seu centenário.
SERVIÇO:
O quê. Lançamento do livro “Os elefantes viriam pela manhã – Treze contos à procura de Dalton Trevisan”
Quando. Neste sábado (5), das 11h às 13h
Onde. Livraria Quixote (rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi)
Quanto. Gratuito. Exemplares saem a R$ 59,80.