A jornalista Eliane Cantanhêde deixou o programa Em Pauta da GloboNews após 15 anos como comentarista. A saída ocorreu nesta sexta-feira (1/8), segundo informações da coluna F5, da Folha de S. Paulo. A profissional decidiu reduzir sua carga de trabalho, optando por deixar um dos quatro empregos que mantinha simultaneamente.

"Tem hora para tudo. É difícil parar, mas eu vinha amadurecendo a ideia, voltei inclusive para a psicóloga e acabou sendo uma boa. Trabalhar das 8 da manhã até 10 da noite, apanhar de todo lado da internet… cansei. Tinha que abrir mão de um dos quatro empregos e abri", declarou Cantanhêde à coluna F5.

A jornalista, que iniciou sua carreira aos 19 anos, afirmou que recebeu diversos convites importantes para televisão ao longo de sua trajetória profissional, mas começou a aceitá-los em uma idade em que muitos colegas já estavam se aposentando. "Acabei ficando 15 anos", disse ela sobre sua permanência na GloboNews.

A saída de Cantanhêde coincide com um período em que a emissora planeja implementar reformulações em sua programação nos próximos meses. O Em Pauta, atualmente apresentado por Marcelo Cosme, é um dos principais espaços de análise política do canal.

Formada pela Universidade de Brasília (UnB), Eliane Cantanhêde possui uma extensa carreira no jornalismo brasileiro. Sua trajetória inclui passagens por veículos como a revista Veja, O Estado de S. Paulo e Gazeta Mercantil. Entre 1997 e 2003, dirigiu a sucursal de Brasília da Folha de S. Paulo, antes de ingressar na GloboNews em 2010.

A emissora não divulgou informações sobre quem substituirá a comentarista no programa ou detalhes sobre as mudanças previstas para sua grade de programação.