Henrique & Juliano se apresentam neste sábado (2/8) no Mineirão, em Belo Horizonte. O show, com ingressos praticamente esgotados, marca uma retrospectiva dos mais de dez anos de trajetória da dupla, que hoje é uma das mais populares e consolidadas da música sertaneja no Brasil.

Naturais de Palmeirópolis, no Tocantins, os irmãos têm acumulado grandes públicos por onde passam. Em julho, eles esgotaram três noites no Allianz Parque, em São Paulo, com público total superior a 185 mil pessoas. Em Brasília, os ingressos para a apresentação no estádio Mané Garrincha, marcada para 20 de setembro, se esgotaram em apenas 48 horas. Em Belo Horizonte, até a publicação desta reportagem, 95% dos tíquetes já haviam sido vendidos.

“A gente vem realizando muitos feitos históricos na nossa carreira este ano, graças a Deus. Toda vez que descobrimos que conseguimos lotar um estádio, é uma emoção e uma gratidão enorme”, afirma Juliano, em entrevista a O TEMPO. “É uma grande honra mobilizar tantas pessoas com a nossa música. Temos o compromisso de entregar o melhor no palco e matar essa saudade juntos. Vai ser lindo!”, completa.

Para o show no Mineirão, os irmãos prometem um repertório que reúne sucessos conhecidos do público e canções do álbum mais recente, “Manifesto Musical 2”. “Tentamos sempre ouvir os pedidos da plateia. Estamos buscando mesclar os hits que fazem parte do nosso DNA com faixas dos discos mais recentes”, diz Juliano. “Tem bastante coisa dos álbuns ‘Manifesto Musical’ 1 e 2 e ‘To Be’. Vai ser uma grande passagem pela nossa carreira”, antecipa.

Henrique, por sua vez, pondera que definir o repertório tem se tornado um desafio. “A gente entende que há músicas que não podem faltar, e tentamos conciliar tudo que o público pede. Atualmente, acredito que estamos conseguindo equilibrar sucessos antigos com as novidades. Sempre há um planejamento, mas ficamos atentos ao que os fãs estão curtindo”, afirma.

Do pioneirismo digital ao sucesso nas plataformas

Desde o lançamento do DVD “Ao Vivo em Brasília”, em 2014, Henrique & Juliano ganharam projeção nacional e passaram a apostar fortemente nas plataformas digitais, tornando-se referência no meio sertanejo. O canal da dupla no YouTube soma mais de 20 bilhões de visualizações. No Spotify, o álbum “Manifesto Musical 1” (2021) lidera como o mais ouvido do Brasil na última década. O volume dois do projeto segue o mesmo caminho.

Segundo Henrique, o segredo da longevidade está na entrega total à arte. “Eu e o Manim (Juliano) ouvimos música o tempo todo. A gente vive isso. Quando se vive algo, a essência naturalmente está no trabalho. A escolha de um repertório leva anos. A gente ouve, guarda, revê, muda arranjo... até achar que está com a nossa cara. É viver a música”, destaca.

Eles reconhecem que o cenário mudou com a chegada do streaming. “Hoje a música está na palma da nossa mão. Antes, uma nova composição demorava dias para chegar. Agora, é só mandar uma mensagem. Isso ajudou a democratizar o acesso à música. Muitos artistas que não teriam chance antigamente hoje estão em evidência”, observa Henrique.

Sobre o sucesso do sertanejo, um dos estilos mais ouvidos no Brasil, ele afirma: “É um gênero que fala com a vida do brasileiro. Vem do interior, passou de geração em geração, e suas letras se conectam com o nosso jeito de viver. É, de fato, um ritmo popular”.

Família e equilíbrio

Ricely e Edson Júnior, nomes de batismo de Henrique & Juliano, adotaram uma rotina que prioriza a família. Desde o nascimento dos filhos, reduziram a agenda de shows, não se apresentam aos domingos e tiram férias duas vezes por ano.

“Família sempre foi prioridade. Nada é mais importante. Foi um legado que nosso pai nos deixou, e fazemos questão de manter isso. Tudo o que conquistamos é por eles e para eles. Hoje conseguimos equilibrar o tempo entre a estrada e a casa”, diz Henrique.

Em outubro, a dupla embarca para Portugal, com shows marcados em Lisboa e no Porto. Apesar do reconhecimento internacional e dos recordes alcançados, os irmãos garantem que o foco segue sendo a produção de um repertório sólido. “Nossa música nos levou a lugares que nunca imaginamos. Os sonhos continuam vivos. Só pedimos sabedoria para continuar fazendo canções que toquem a vida das pessoas”, conclui Henrique.

Serviço

O que. Henrique & Juliano em BH
Quando. Sábado (2/8); abertura dos portões às 14h
Onde. Estádio Mineirão (av. Antônio Abrahão Caram, 1.001)
Quanto. Ingressos a partir de R$ 90 (meia-entrada)