Neste sábado (2/8) e domingo (3/8), a Artesanal Cia. de Teatro apresenta em Sabará e Belo Horizonte, respectivamente, o espetáculo "Azul", que retrata a relação entre a menina Violeta e seu irmão Azul, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Em Sabará, a apresentação gratuita é realizada no Centro Cultural José da Costa Sepúlveda, às 16h. Já em BH, a peça é no Teatro Francisco Nunes, no mesmo horário, com ingressos a preços populares. Ambas as sessões contarão com acessibilidade em Libras.
"Azul" utiliza o teatro de animação para explorar, de forma lúdica, os desafios da convivência familiar e social de pessoas neuroatípicas. A narrativa acompanha Violeta, que precisa se adaptar à chegada do irmão, enquanto a peça reflete sobre inclusão e o papel da família no desenvolvimento de indivíduos com TEA.
A construção do personagem Azul teve consultoria da atriz Cris Munõz, mãe de uma criança autista e pesquisadora de arte inclusiva. A peça já recebeu prêmios como o APTR de Melhor Espetáculo Infantil (2023) e o APCA de Espetáculo do Ano (2024).
A montagem integra a programação do Diversão em Cena, projeto patrocinado pela Fundação ArcelorMittal em celebração aos seus 15 anos. As apresentações são viabilizadas pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com produção de O Trem – Cia. de Teatro (BH) e Baruqui Produções (Sabará).
SERVIÇO:
O quê. “Azul”
Quando. Neste sábado (2) e domingo (3), às 16h
Onde. No Centro Cultural José da Costa Sepúlveda (rua Luís Cassiano, 60, centro), em Sabará, no sábado; e Teatro Francisco Nunes (Parque Municipal Américo Renné Giannetti, na avenida Afonso Pena, 1.321, centro), em BH, no domingo
Quanto. Gratuito em Sabará e a partir de R$ 10 (meia) em BH