Preta Gil recebeu uma homenagem permanente no Columbário do Crematório e Cemitério da Penitência, no Rio de Janeiro, onde foi cremada em 25 de julho. Parte das cinzas da cantora foi depositada em um busto personalizado, acompanhado por um batom e cartões com mensagens escritas por amigos e familiares.
Parte das cinzas foi depositada nesta terça-feira (5) em um busto confeccionado pela empresa RVF América, esculpido com as feições da artista, instalado no nicho que agora abriga também uma foto dela, um batom deixado pela família e mais de 100 cartões com mensagens carinhosas, escritas por familiares e amigos que estiveram na cerimônia de despedida.
Entre os que deixaram homenagens estão Bela Gil, Carolina Dieckmann, Regina Casé, Juliana Alves, Renê Silva, Lore Improta, Pai Calixto, Clara Buarque e Sol de Maria.
Preta morreu no último dia 20 de julho, aos 50 anos, em Nova York. A cantora sofreu complicações de um câncer no intestino e estava nos Estados Unidos fazendo um tratamento experimental contra a doença, que tratava desde janeiro de 2023.