Um concerto especial de Dia dos Pais marcou a manhã deste domingo (10/8) na Praça da Liberdade, na região Centro-sul de Belo Horizonte. A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais apresentou um programa com oito composições escolhidas especialmente para homenagear os pais e criar um momento de encontro para as famílias.
É o caso de Hermano Félix, que trouxe o pai e os filhos para acompanhar o concerto; três gerações de uma mesma família unidas para compartilhar o momento especial. Para ele, poder passar o dia dos pais desta forma é uma oportunidade diferente que não deve ser desperdiçada. Um momento que representa aquilo que é ser pai.
“Ser pai é uma transformação imensa na vida do homem. Gosto de falar que eu era um homem antes e outro depois ser pai. A vida transforma totalmente! Você passa a ser mais humano, entender melhor as pessoas; ter mais cuidado. O amor que a gente tem no coração multiplica muitas vezes”, disse.
Félix Hermano, de 84 anos, o avô na família, disse que veio a convite e gostou da experiência. “Eles que me trouxeram aqui, eu nem pensava em vir e agora eu vou aproveitar o dia na praça”, brincou.
Aproveitar e criar momentos também é o que motivou Samuel Tavares, de 34 anos, pai de primeira viagem, que trouxe o pequeno Pedro, de 5 meses. “Temos sempre que marcar de alguma forma, e marcar com esse show maravilhoso, que a orquestra sempre nos presenteia, é o caminho. Fica marcado para ele como paramim também”.
Feito para inspirar
O maestro José Soares, regente da Filarmônica, contou que o programa com a seleção de composições para o Dia dos Pais foi feito pensando para envolver, romper barreiras e criar um momento para interação das famílias com a música de orquestra.
“Quando a gente seleciona um repertório, é uma responsabilidade muito grande A gente está falando, muitas vezes, de pessoas que, eventualmente, estão passando pela praça e vendo uma orquestra pela primeira vez. Então a gente também tem essa responsabilidade em selecionar obras que vão mostrar a diversidade do repertório, com todo esse leque de possibilidades”, destacou.
O maestro diz que todo concerto é uma celebração, mas que no Dia dos Pais tem um significado diferente. “É para agregar, de juntar as famílias, um significado de memória para aqueles que eventualmente já não têm os seus pais aqui. A gente lembra dos nossos avôs; é algo que eu acho que tem um sentimento muito forte que colocamos no nosso trabalho”, conta.
A praça ficou cheia de famílias, apreciadores da música de orquestra ou curiosos seduzidos pelas notas de violinos, clarinete e outros instrumentos que tomaram conta do ambiente. O show durou cerca de uma hora e faz parte de apresentações itinerantes da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Ao longo do ano são previstas cerca de 80 concertos como o realizado deste domingo, em diversas cidades mineiras.
A Orquestra também se apresenta periodicamente na Sala Minas Gerais, que no mês de agosto tem descontos especiais para incentivar pais e filhos a acompanharam as apresentações juntos.
O Dia dos Pais na Praça da Liberdade foi especial. Isso porque uma das orquestras mais importantes e virtuosas do país, a Filarmônica de Minas Gerais, fez um concerto gratuito neste domingo (10), a partir das 11h, para todos os papais, com interpretação em libras.
— O Tempo (@otempo) August 10, 2025
Em parceria… pic.twitter.com/YGxC5CLySa