Uma das principais mostras de arquitetura, design, paisagismo e arte do país, a CASACOR Minas Gerais chega a sua 30ª edição a partir desta sexta-feira (15/8), tendo como sede o edifício histórico que pertenceu ao Instituto Metodista Izabela Hendrix, construído em 1941 com projeto do arquiteto italiano Raffaello Berti – hoje, o prédio tombado, localizado na rua da Bahia, é administrado pela PUC Minas Lourdes.
Com o tema “Semear Sonhos”, o institucional da mostra informa que a proposta é promover reflexões sobre o futuro das cidades e das moradias, destacando impactos no presente.
Os ambientes desta edição, variados em propostas, compartilham um mesmo cuidado: respeitar e dialogar com a arquitetura original do prédio, exemplar do art decò e expressão da contribuição italiana no desenho urbano de Belo Horizonte.
Esse diálogo, aliás, vai além da estética e se estende à história do local, tradicionalmente dedicado ao conhecimento. Livros aparecem de forma quase onipresente – em cozinhas, suítes, salas e bares –, evocando essa vocação. Outro elemento recorrente é a madeira, geralmente em tons mais escuros, além de plantas, galhos e raízes, incorporados aos projetos em sintonia com o tema proposto.
A edição 2025 conta com mais de 45 ambientes assinados por nomes consagrados, como Alexandre Rousset, Ana Paula Paolinelli, Cris Capanema, Flávia Roscoe, Gislene Lopes, Pedro Lázaro e Sérgio Vianna, além de estreantes como Ana Luiza Almeida, Bruna de Sá e Chico Casarões. Os corredores do edifício, com mais de 50 m de extensão, foram transformados em galerias de arte – entre os trabalhos expostos, alguns homenageiam Raffaello Berti. Já os jardins ganharam bares e restaurantes em uma ampla área de para convivência e eventos.
Na edição comemorativa dos 30 anos, o restaurante oficial volta a ter assinatura de Agnes Farkasvölgyi, em sua oitava participação. No MINÉRA, a chef propõe uma cozinha mineira contemporânea e autoral. As sobremesas, assinadas por Sá Marina, são reunidas no menu As Belas-Artes de Minas, que homenageia artistas mineiros e expressões como pintura, poesia, música, escultura e arquitetura.
Fundada em 1995 em Belo Horizonte, a CASACOR Minas integra a rede nacional e internacional do evento, presente em 17 praças brasileiras e quatro internacionais. A organização local é da Multicult, dirigida por Eduardo Faleiro e Juliana Grillo.
SERVIÇO:
O quê. 30ª CASACOR Minas Gerais
Quando. A partir desta sexta (15); até 5 de outubro. Visitação de terça a sexta, das 14h às 21h; sábados, das 12h às 21h; e domingos, das 12h às 19h
Onde. PUC Lourdes (rua da Bahia, 2020, Lourdes)
Quanto. A partir de R$ 45 (meia). Ingressos disponíveis em casacor.com.br