As cantoras Cida Reis, Dóris, Raquel Seneias e Vivi Amaral, integrantes do Coletivo Docilaré, realizam se apresentam neste sábado (16/8), no Quintal do Treze, em Belo Horizonte, para celebrar o samba e a conexão existente entre o quarteto e questionar o lugar da mulher negra no mercado de entretenimento da capital, além de mostrar a trajetória, músicas e voz de cada uma delas.

Os ingressos  custam R$ 15  e podem ser adquiridos pela plataforma Sympla. A renda da bilheteria será integralmente utilizada para cobrir as despesas do Ponto de Cultura Treze de Maio. Segundo o Coletivo Docilaré, a roda de samba também problematiza a falta de oportunidades para artistas femininas no mercado cultural, especialmente do samba.

Homenageada do dia, a cantora e compositora Manu Dias se junta ao quarteto para o público com composições de sua autoria. Conhecida por sua voz marcante e por sua atuação na cena musical mineira, a cantora se destaca especialmente no samba, com mais de 20 anos de carreira. Manu é idealizadora do projeto Samba d'Casa, que leva rodas de samba gratuitas a diferentes espaços públicos, promovendo a cultura e a descentralização.

De  acordo com Cida Reis, intérprete e sambista há 30 anos, a origem e a continuidade do samba se dá através das mãos e das vozes das mulheres. “O samba tal como conhecemos atualmente foi largamente influenciado pelas ‘tias’, mulheres negras que gentilmente permitiam que os sambistas se reunissem em suas casas ao longo do ano, proporcionando-lhes um ambiente seguro no qual pudessem se encontrar sem sofrer perseguição policial”, explica.

Coletivo Docilaré

Com início na Virada Cultural de Belo Horizonte em 2022, o Coletivo Docilaré é formado pelas cantoras Elzelina Dóris, Cida Reis, Vivi Amaral e Raquel Seneias, mulheres sambistas que construíram suas carreiras driblando o preconceito social e o machismo no samba, utilizando diferentes estratégias para conquistar, mesmo que de forma independente, a realização do sonho de se tornarem cantoras. O quarteto se une para comandar rodas de samba.

Programe-se

O quê. Roda de samba do Coletivo Docilaré

Quando. Neste sábado (16/8), das 15h às 19h30

Onde. Quintal do Treze (rua Jataí, 1.309 – Concórdia)

Ingressos: R$ 15 na plataforma Sympla