O cineasta Paulo Sérgio Almeida, reconhecido por seu trabalho com filmes do cinema infantojuvenil e, principalmente, estrelados por Xuxa Meneghel, morreu nesta quinta-feira (14/8), aos 80 anos. A informação foi anunciada por sua família nas redes sociais e a causa da morte não foi divulgada.

"Apaixonado pela vida e pelo cinema, nos deixa após 80 anos muito bem vividos, com muito amor. Viva o cinema brasileiro. E que subam os créditos", afirma a postagem feita no perfil do diretor no Instagram.

O cineasta iniciou a sua carreira nos anos 1980, ao dirigir filmes como "Dá-lhe Rigoni" (1980), "Sobrenatural de Almeida" (1981), "Beijo na Boca" (1982) e "Banana Split" (1988).

Além dos sets de filmagem, ele também foi responsável pela criação do Filme B, site voltado ao mercado de cinema brasileiro que se tornou uma grande referência na área. O portal ficou reconhecido por arquivar diversos perfis de profissionais que atuaram ou atuam no audiovisual do país.

A trajetória de Almeida também ficou marcada pela direção de filmes protagonizados pela artista Xuxa Meneghel, que incluiu longas como "Xuxa Popstar", "Xuxa e os Duendes", "Xuxa e os Duendes 2: No Caminho das Fadas", e o título que marcou a estreia das Paquitas nos cinemas, "Sonho de Verão".

O diretor também escreveu livros sobre a sétima arte, sendo eles "Quem é Quem no Cinema no Brasil", publicado em 2002, e "Cinema: Desenvolvimento e Mercado", realizado em parceria com Pedro Butcher.

Sua carreira ainda contemplou sua atuação como superintendente de comercialização da Embrafilme, diretor da Riofilme e diretor de marketing e comercialização da Top Tape.