Com o tema Vem Virar BH", a Virada Cultural 2025 celebrou 10 edições e, segundo os organizadores, tem muitos motivos para festejar.  Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, o evento - realizado nos dias 23/8 e 24/8 - reafirmou o seu papel como um dos maiores festivais urbanos do país.

A Virada deste ano registrou um público maior do que o do ano anterior e também um maior número de atrações. Em 2025, foram mais de 450 mil pessoas participando de mais de 24 horas ininterruptas de programação gratuita, sendo 391 atividades em 26 espaços e 1.500 artistas.

No ano passado, a Virada Cultural de Belo Horizonte atraiu cerca de 315 mil pessoas e contou com 231 atrações culturais. Ou seja, em comparação com a edição de 2024, o evento registrou um crescimento de 43% na presença de público e 70% no número de atrações.

Mais de 1.500 artistas locais representaram diversas linguagens, que transformaram a região em um momento contagiante de shows, intervenções, performances, encontros populares e manifestações culturais. Todas essas ações contaram com a parceria de 50 órgãos e instituições artísticas e culturais, entre elas a Funarte, o Mira, Sesc Tupinambás, Mirante Acaiaca, Feira da Afonso Pena e o cura.art, que realizou intervenções a céu aberto na Praça Raul Soares.

 

 

Ainda segundo o balanço divulgado, o investimento direto total foi  de cerca de R$ 5 milhões, sendo que o evento gerou um impacto econômico abrangente, impulsionando a economia local e a cadeia produtiva da cultura. A estimativa é da geração de mais de 100 mil empregos diretos e indiretos. A produção da Virada 2025 envolveu a contratação de mais de 100 fornecedores de serviços essenciais como som, iluminação, comunicação e logística, entre outros, demonstrando o grande volume de negócios gerados.

Realizada pela Prefeitura de BH, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto João Ayres, a Virada contou também com a Parceria Cultural do Sistema Fecomércio, por meio do Sesc em Minas. Teve ainda o patrocínio cultural da AngloGold Ashanti, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e da Xeque Mate. O Viradão Gastronômico foi uma correalização do Sebrae Minas.