João Camargo deixou o comando do Conselho Executivo da CNN Brasil na última segunda-feira (25/8), após atuar por quase três anos na função. O anúncio foi feito pelo canal, em seu site, que informou que o desligamento foi um pedido do executivo, com a pretensão de se dedicar integralmente aos próprios projetos empresariais. Entretanto, nos bastidores, a informação é de que Camargo e Rubens Menin, empresário dono da CNN Brasil, teriam se desentendido por conta das decisões tomadas pelo então CEO do canal de notícias.
A relação entre os dois estaria abalada há algum tempo, mas cerca de cinco meses teria se tornado insustentável, e o estopim seria a negociação de uma parceria com a rede Transamérica, adquirida por Camargo e seus irmãos no início do ano, que levaria o canal de notícias à rádio. Porém, a velocidade como o processo se desenvolveu e o fato de Menin não ter sido informado e, consequentemente, não ter aprovado o projeto, complicou ainda mais a relação. A estreia da parceria CNN/Transamérica estava prevista para outubro, mas, após a saída do CEO, ambas as partes decidiram encerrar a negociação.
Outro ponto de atrito envolvia a imagem da CNN Brasil junto ao mercado. Menin teria ficado incomodado com a presença constante de Camargo na Esfera, empresa que pertence à família do agora ex-executivo do canal de notícias, que promove eventos para empresários e pessoas ligadas à política. Os comentários sobre um possível conflito de interesses teriam desagradado o dono da CNN Brasil.
Em nota, Menin elogiou o desempenho de Camargo: “Foi uma honra ter o João ao lado, alguém que acreditou no negócio e batalhou muito pela sua consolidação”. O empresário esteve na sede da CNN Brasil, em São Paulo, na última segunda-feira, onde garantiu aos funcionários que os investimentos previstos para o segundo semestre estão mantidos. O empresário também afirmou que passará a acompanhar mais de perto a gestão do canal e que participará ativamente da escolha do novo CEO. O processo será conduzido em parceria com Nicola Calicchio, ex-CEO da McKinsey na América Latina.