Cantora, compositora e mestra da cultura do samba de Belo Horizonte, Dóris apresenta o show "Memórias do Samba e seus Ensinamentos” neste sábado (30/8), a partir das 15h30, na Comunidade Manzo Kilombu Kaiangu, no bairro Santa Efigênia, região Leste da capital mineira. O espetáculo, que tem entrada gratuita, terá a participação especial do maestro Breno Bartolomeu, ao lado da mini orquestra Quinteto de Minas.
O show tem como proposta preservar e valorizar a memória do samba por meio de um repertório que inclui composições autorais, clássicos históricos e sambas que abordam críticas sociais, sempre acompanhados pela alegria e potência do batuque. Um dos destaques da apresentação é o samba “Declaração ao Samba”, de Gugu de Souza e Fred Veloso, gravado por Dóris em 2024.
Segundo a cantora, o espetáculo vai além da música e se insere como um espaço de reflexão. “Essa edição do show, para além de encontro musical, promove a reflexão crítica e atualizada sobre negritude, afro-brasilidade, racismo, celebração e afirmação de identidades negras”, afirmou.
Com 29 anos de carreira, Dóris destaca o poder transformador do samba na cultura e na sociedade. Ela reforça que o evento faz parte de iniciativas culturais que fortalecem o samba como patrimônio e promovem debates sobre memória e identidade cultural nas periferias, através das letras de compositores de samba.
O evento acontece no Kilombu Manzo Ngunzo Kaiango, reconhecido oficialmente como quilombo urbano desde 2007 pela Fundação Cultural Palmares. Este espaço preserva tradições africanas e projetos socioculturais, sendo um símbolo de resistência. Para Dóris, o local tem um significado especial, pois ela viveu sua infância e juventude na região de Santa Efigênia.
Serviço
O que. Dóris apresenta “Memórias do Samba e seus Ensinamentos”
Quando. Sábado (30/8), às 15h30
Onde. Comunidade Manzo Kilombu Kaiangu (rua São Tiago, 216, Santa Efigênia, Belo Horizonte)
Quanto. Entrada gratuita