Ganhador dos prêmios de melhor direção e ator no Festival de Cannes, "O Agente Secreto", de Kleber Mendonça Filho, será o filme de abertura do 58° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que comemora 60 anos de existência em 2025 e acontecerá entre os dias 12 e 20 de setembro na capital brasileira.
A exibição faz parte da programação de sessões especiais que antecedem o lançamento do filme no circuito comercial, no dia 6 de novembro. A sessão contará com a presença do diretor, da produtora Emilie Lesclaux, da distribuidora Silvia Cruz, e de parte do elenco.
A participação de “O Agente Secreto” no Festival de Brasília é especialmente significativa para Kleber Mendonça Filho, que, além de ter passado pelo evento como crítico, fez também sua estreia como diretor, com o curta-metragem “Vinil Verde” (2004). Em 2006, o cineasta levou o curta “Noite de Sexta, Manhã de Sábado” para o festival, e, em 2012, “O Som ao Redor” integrou a programação fora de competição.
“O Festival de Brasília passa pela vida de muita gente da realização cinematográfica brasileira: produtores, diretores, roteiristas, técnicos e críticos de cinema. É um festival que, de uma maneira muito feliz, depois de 60 anos, continua mantendo acesa aquela chama do Paulo Emílio Sales Gomes, e isso é muito importante. É um festival que é história constante do cinema brasileiro” afirma Kleber.
Antes de desembarcar em Brasília, o filme ganha também suas primeiras sessões públicas no Brasil em Recive, no dia 10 de setembro, no Cinema São Luiz – fundado em 1952, e parte da locação do longa – e no centenário Cinema do Parque (fundado em 1919).
Na última semana, a Neon, distribuidora responsável pelo lançamento de “O Agente Secreto” nos Estados Unidos, divulgou que o longa inicia sua carreira no circuito ianque o no dia 26 de novembro, quando chega aos cinemas de Nova York. No dia 5 de dezembro, entra em cartaz também em salas de Los Angeles, e, posteriormente, amplia seu alcance para todo o território dos EUA.
O filme tem estreia confirmada em 94 países das Américas do Norte e Latina, Europa, Ásia e Oceania, de acordo com a MK2, responsável pela comercialização dos direitos de exibição do filme internacionalmente. Entre os territórios já confirmados estão alguns dos maiores mercados cinematográficos do mundo, como China, México e Coreia do Sul, além de países como Grécia, Índia, Nova Zelândia e Finlândia.