A produtora britânica Particle6 Productions apresentou Tilly Norwood, criada para ser a "primeira estrela de cinema inteiramente criada por inteligência artificial". A personagem, que já aparece em vídeo falando, se movendo e expressando emoções como o choro, chamou a atenção.

Desenvolvida com ferramentas de IA desde a concepção até a animação, Tilly permite uma redução de até 90% nos custos de produção, sem comprometer a qualidade criativa. Ela já estreou em um esquete de comédia chamado AI Commissioner e tem presença ativa nas redes sociais. "Posso ser IA, mas estou sentindo emoções muito reais agora", escreveu em uma de suas primeiras publicações, no qual aparece em vídeo que avisa ser inteiramente feito por inteligência artificial. 

A fundadora da Particle6, Eline van de Velden, formada em física e ex-atriz, afirma que o objetivo é transformar Tilly em uma grande estrela, comparável a nomes como Scarlett Johansson e Natalie Portman. Segundo ela, a IA elimina restrições criativas e orçamentárias: "A tecnologia permite mudanças contínuas durante o processo. É o futuro", defende.

A Particle6 criou, inclusive, uma página de LinkedIn para Tilly Norwood. Por lá, ela "se descreve" como a bio: 'Perseguindo histórias ousadas na tela e no palco. Apaixonada, brincalhona e sempre aprendendo.

LinedIn de atriz feita por IA / Reprodução

Agências já disputam a representação da nova estrela virtual, e negociações para filmes estão em andamento. A produtora vislumbra um cenário no qual artistas reais terão gêmeos digitais, facilitando regravações e otimizando agendas.

Tom Davidson, diretor comercial da empresa e ex-Sony, afirma que a indústria passou de cética a entusiasmada em poucos meses. “As emissoras agora dizem: ‘Precisamos entrar nisso imediatamente’”, relatou. Ele destaca que a IA pode ajudar produtores a manter a qualidade mesmo com cortes de orçamento.

Para van de Velden, a criatividade humana continua indispensável: “A IA não tem vontade própria. Ela só cria a partir do que nós queremos. É por isso que não tenho medo.”

Veja (vídeo criado por IA)