O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Belo Horizonte realiza em agosto uma programação especial para celebrar o seu aniversário. As atividades, todas gratuitas, incluem encontros, ações artísticas e um convite à participação do público de todas as idades, com foco em temas como identidade, ancestralidade, meio ambiente e inclusão.
Como parte das celebrações, o cortejo "Comemora Comigo e Bora Brincar?" ocupará os corredores, o hall da Liberdade e a área externa do centro cultural nos dias 6, 8, 27 e 29 de agosto, sempre às 14h. A atividade combina teatro de rua, palhaçaria e brincadeiras populares, convidando o público a participar de um parabéns coletivo com um "bolo cênico".
A programação do mês também inclui eventos temáticos. No dia 18 de agosto, às 19h, o historiador e geógrafo Juarez Garibaldi ministra a aula aberta "Identidade e Terra".A atividade irá abordar mitos, símbolos e territórios na construção de identidades culturais, a partir da obra do artista Antônio Obá.
No dia 21 de agosto, às 19h, André Milagres (violão sete cordas) e Rodrigo Zolet (acordeon) apresentam um concerto didático com repertório de clássicos da música brasileira. Em comemoração ao Dia do Folclore, 22 de agosto, o sarau "Lendas Folclóricas" irá explorar histórias da cultura popular para o público a partir de 12 anos.
A programação conta ainda com a contação de histórias "O Tambor que Não Se Calou", voltada para crianças a partir de quatro anos, com sessões aos sábados, domingos e feriados do mês, às 11h e 15h. A narrativa aborda temas como liberdade de expressão e heranças afro-brasileiras.
As visitas mediadas continuam como parte fixa da programação, com horários para grupos espontâneos e agendamentos para escolas. Aos domingos e segundas, há visitas em Libras conduzidas por educadores fluentes.
Confira a programação de agosto do CCBB-BH:
Visita mediada
AGENDADA
√ A que horas? Segunda, quarta, quinta e sexta, às 10h, 14h, 15h e 19h, com duas visitas por horário
√ Como agendar? Por telefone (31 3431-9440 ou 3431-9441) ou e-mail (visiteccbbbh@gmail.com)
√ Capacidade: 45 pessoas por horário
√ Duração: 90 min
√ Atividades atendidas no período: visita patrimonial e à exposição “Finca-Pé: Estórias da terra” (até 01/09).
ESPONTÂNEA
√ A que horas? Segunda, quarta, quinta e sexta, às 10h, 15h e 19h; sábados, domingos e feriados, às 10h, 13h, 14h, 15h, 18h e 19h, sempre com duas visitas por horário.
√ Capacidade: 20 pessoas por horário
√ Duração: 60 min
ACESSÍVEL
√ PCDs: Segunda, quarta, quinta e sexta, às 9h30 (mediante agendamento prévio)
√ Libras: Domingo e segunda, às 16h (“Finca-Pé: Estórias da terra”) e às 18h (Visita Patrimonial).
Espaço Proximidade
FULLGÁS - ARTES VISUAIS NOS ANOS 1980 NO BRASIL
O Espaço Proximidade oferece experiências imersivas e sensoriais, em uma proposta especialmente desenhada para o público PCD e neurodivergente, com materiais táteis e experiências visuais e sonoras.
√ Quando? Segunda, quarta, quinta e sexta, das 10h e às 14h (a partir de 28 de agosto)
√ Capacidade: 20 pessoas por grupos
√ Para que idade? Livre
√ Duração: 60 min
DESTAQUES DO MÊS
Aula aberta
IDENTIDADE E TERRA, COM JUAREZ GARIBALDI
Nesta aula aberta, o historiador e geógrafo Juarez Garibaldi oferece uma visão panorâmica da trajetória do artista Antonio Obá, da Ceilândia, destacando a simbologia de sua obra na relação entre memória, identidade e ancestralidade –como ilustra a exposição “Finca-Pé: Estórias da terra”, que pode ser vista até 01/09. Garibaldi é pesquisador da mitopoética cerratense e especialista na obra do professor e historiador goianense Paulo Bertran, considerado um dos maiores pesquisadores da história e dos habitantes do Planalto Central. Em seus estudos, Garibaldi se debruça sobre processos históricos em territórios fronteiriços, com foco nas conexões culturais e ambientais que moldam esta região do país.
√ Quando? Segunda, 18 de agosto, às 19h
√ Para que idade? A partir de 12 anos
√ Capacidade? 20 pessoas
√ Quanto? Entrada gratuita, com retirada de ingresso na bilheteria do CCBB BH.
√ Duração: 60 minutos
Concerto didático
DUO ANDRÉ MILAGRES E RODRIGO ZOLETI
No Duo André Milagres e Rodrigo Zoleti, o violonista e o acordeonista, respectivamente, exploram a rica tradição da música brasileira por meio da formação instrumental de violão de sete cordas e do acordeon. Inspirado por nomes como Yamandu Costa e Dominguinhos, o duo apresenta um repertório diverso que abrange clássicos consagrados e composições contemporâneas de mestres como Pixinguinha, Tom Jobim e Radamés Gnattali, criando uma experiência sonora envolvente e emotiva.
Zoleti é compositor, pianista, acordeonista e pesquisador, com formação pela UnB e ampla experiência como professor e músico, participando de projetos relevantes em Belo Horizonte. Milagres é formado pela UFMG e mestre pela UNIRIO. Com diversas premiações no currículo e destacada atuação em festivais nacionais e internacionais, integra grupos como Assanhado Quarteto e Choro do Jura. Juntos, eles promovem a valorização e a inovação da música instrumental brasileira.
√ Quando? Quinta, 21 de agosto, às 19h
√ Para que idade? Livre
√ Capacidade? 262 pessoas
√ Quanto? Entrada gratuita, com retirada de ingresso via ccbb.com.br/bh ou na bilheteria do CCBB BH
√ Duração: 60 minutos
Sarau
LENDAS FOLCLÓRICAS
Em celebração ao Dia do Folclore, comemorado em 22 de agosto, o Programa Educativo Proximidade apresenta lendas e contos que compõem o imaginário fantástico e coletivo brasileiro, a partir da presença de personagens como Cabra-Cabriola e Matinta Pereira em histórias orais.
√ Quando? Sexta, 22 de agosto, às 19h
√ Para que idade? A partir de 12 anos
√ Capacidade? 20 pessoas
√ Quanto? Entrada gratuita, com retirada de ingresso na bilheteria do CCBB BH
√ Duração: 60 minutos
OUTRAS ATIVIDADES
História contada
O TAMBOR QUE NÃO SE CALOU
Num tempo em que se tentava calar canções e histórias... um tambor continuou a bater. Nesta contação de história, crianças e famílias conhecerão a importância da liberdade de expressão, a resistência cultural em tempos difíceis e os valores da cultura afro-brasileira.
√ Quando? Sábados, domingos (com tradução em Libras) e feriados, às 11h e 15h
√ Para que idade? A partir de 4 anos
√ Capacidade: 30 pessoas
√ Quanto? Entrada gratuita, com ingressos disponíveis uma hora antes na bilheteria do CCBB BH
√ Duração: 50 minutos
Roda de leitura
LITERATURA INFANTIL
Leitura compartilhada de obras da literatura infantil contemporânea, cuja narrativa literária ou visual se relaciona com a exposição em cartaz ou temáticas do mês. A cada sessão, as histórias se transformam em ferramenta de aprendizado e reflexão, explorando recursos expressivos que extrapolam as palavras, com ilustrações e enredos que despertam o olhar sensível para temas essenciais.
Três livros serão trabalhados neste mês. “A Árvore Generosa”, de Shel Silverstein, narra de forma tocante e simbólica a relação entre um menino e uma árvore que, por amor incondicional, oferece tudo de si ao longo da vida do garoto, em uma reflexão sobre generosidade, sacrifício e as dinâmicas de dar e receber. “Árvores”, de Piotr Socha, apresenta de maneira informativa e visualmente rica a importância ecológica e as curiosidades sobre as árvores, celebrando seu papel fundamental na natureza e na cultura humana. “A Árvore em Mim”, de Corinna Luyken, explora poeticamente, através de metáforas e ilustrações delicadas, como as árvores refletem emoções, sensações e experiências humanas, promovendo uma conexão sensível entre o leitor e o mundo natural.
√ Quando? Segunda, quarta, quinta e sexta, às 12h, 14h e 17h; sábados, domingos e feriados, às 12h e 14h.
√ Para que idade? Livre
√ Capacidade: 20 pessoas por horário, incluindo acompanhantes
√ Quanto? Entrada gratuita, com ingressos disponíveis uma hora antes na bilheteria do CCBB BH
√ Duração: 30 min
Imersões criativas e sensoriais
ATELIÊ BEBÊ: ESTAÇÃO RIO-MAR
“Estação Rio-Mar” proporciona uma grande viagem sensorial. Nesta imersão pelo interior do Brasil, o trem da imaginação desvenda os caminhos da Amazônia paraense e seus moradores encantados, em três estações imperdíveis! Você sabe nadar? Que tal navegar junto com peixinhos encantados, de texturas diferentes?! Prefere voar? Então aproveita para cruzar os céus, em meio a passarinhos de papel e nuvens fofinhas. A última parada reserva uma surpresa especial, com a famosa floresta de gigantes.
√ Quando? Sábados, domingos e feriados, às 10h30 (até 1 ano) e 14h30 (2 e 3 anos)
√ Para que idade? 0 a 3 anos
√ Capacidade: 10 bebês por atividade, com retirada de ingresso por bebê participante da oficina
√ Quanto? Entrada gratuita, com ingressos disponíveis uma hora antes na bilheteria do CCBB BH
√ Duração: 30 min
ATELIÊ CRIAÇÃO: REFLORESTANDO IMAGENS
Inspiradas na obra do artista Marcos Siqueira presente na exposição “Finca Pé: Estórias da terra”, as crianças participantes utilizam a argila como pigmento, explorando suas texturas e cores. A proposta deste ateliê é possibilitar a reimaginação de espaços degradados pela exploração predatória, como a mineração, garimpo e o desmatamento. Através da criação de imagens, os participantes irão pensar em futuros possíveis para essas áreas.
√ Quando? Sábados, domingos e feriados, às 16h
√ Para que idade? 4 a 7 anos
√ Capacidade: 10 crianças por atividade, com retirada de ingresso por criança participante da oficina
√ Quanto? Entrada gratuita, com ingressos disponíveis uma hora antes na bilheteria do CCBB BH
√ Duração: 50 min
ATELIÊ EXPERIMENTAÇÃO: CORPO-TERRITÓRIO
O que ocupa o espaço do seu corpo? Quais emoções, texturas e cores constituem nosso território? Baseado na poética e na materialidade dos artistas Antônio Obá e Marcos Siqueira, com a utilização de cores e texturas naturais, convidamos as crianças a construírem mapas de seus corpos a partir de diferentes elementos naturais. Nosso corpo se transforma em um mapa com emoções, texturas e narrativas, que nos fazem ser quem somos. Venham conosco nessa experiência!
√ Quando? Sábados, domingos e feriados, às 17h
√ Para que idade? 8 a 12 anos
√ Capacidade: 10 crianças por atividade, com retirada de ingresso por criança participante da oficina
√ Quanto? Entrada gratuita, com ingressos disponíveis uma hora antes na bilheteria do CCBB BH
√ Duração: 50 min
ATELIÊ MEMÓRIA: BORDADO LIVRE
Memórias de infância, viagens e lembranças do tempo passado inspiram os participantes a darem seus primeiros “pontos livres” em bordado, com linhas coloridas, formando desenhos simples. Todos os materiais são oferecidos pelo Educativo. Os participantes da oficina levam seu bordado para casa.
√ Quando? Quartas e sextas, às 17h
√ Para que idade? A partir dos 12 anos, com ênfase no público 40+
√ Capacidade: 10 pessoas por sessão
√ Quanto? Entrada gratuita, com ingressos disponíveis uma hora antes na bilheteria do CCBB BH
√ Duração: 60 min
Serviço
Local: Praça da Liberdade, 450 | Funcionários | Belo Horizonte (MG)
Funcionamento: De quarta a segunda, das 10h às 22h
Telefone: (31) 3431-9400
E-mail: ccbbbh@bb.com.br
Site: ccbb.com.br/bh
Redes sociais: facebook.com/ccbb.bh | instagram.com/ccbbbh