O Festival Tudo é Jazz, considerado um dos 10 melhores festivais de jazz do mundo pela revista jazzista norte-americana “Down Beat”, chega a sua 23ª edição em Ouro Preto, na região Central de Minas Gerais, a partir desta quinta-feira (7/8). A programação, gratuita e ocupando diferentes espaços da cidade, se estende até domingo (10/8).
Neste ano, o evento, que homenageia as cantoras Ella Fitzgerald e Dolores Duran, reunindo nomes como Nando Reis, Izzy Gordon, Juarez Moreira, The Velvet Kings e William Evans Trio. A curadoria é do pianista Gustavo Figueiredo, e a direção-geral fica a cargo do produtor cultural Rud Carvalho, da New View Entretenimento.
Além dos shows, o festival oferece a exposição “Ella & Dolores”, que imagina encontros entre as duas divas em cenários como botequins e salões de beleza. A mostra, com direção criativa de Ronaldo Fraga e fotos de Rodrigo Januário, fica em cartaz Centro Cultural Sesiminas Ouro Preto/Sistema FIEMG, no entorno da Praça Tiradentes, durante o evento.
Workshops também integram a programação, com temas como arranjos musicais, cenário do jazz no Brasil e no mundo, e técnicas de jazz em trio, ministrados por Gustavo Figueiredo, Rodrigo Rios e o William Evans Trio, respectivamente. As atividades ocorrem na Casa da Ópera, sem necessidade de inscrição prévia.
Para abrir os trabalhos, Juarez Moreira se apresenta na Casa da Ópera às 21h desta quinta (7/8). O local tem capacidade para 200 pessoas, e as senhas serão distribuídas duas horas antes do espetáculo.
Já na sexta (8/8) e sábado (9/8), shows tomam a Praça Tiradentes – incluindo apresentações de Nando Reis, Duo Sangue Latino, The Velvet Kings, Trio Choro Negro, Cliver Honorato e Izzy Gordon & Big Band. Contudo, por determinação do Ministério Público, é prevista uma limitação de público de até 3.000 pessoas. A área será cercada e sinalizada.
Após sua passagem por Ouro Preto, o festival segue em itinerância para outras cidades mineiras, passando por Itabirito, entre 15 a 17, e Congonhas, de 23 a 24 de agosto, Ouro Branco, de 13 a 14 de setembro, e Grão Mogol, entre 19 e 21 do mesmo mês.
PROGRAMAÇÃO:
- Quinta-feira (7)
21h: Juarez Moreira | Casa da Ópera - Sexta-feira (8)
18h: Plínio Pianista | Casa da Ópera
19h: Duo Sangue Latino | Praça Tiradentes
20h30: The Velvet Kings | Praça Tiradentes
22h: Nando Reis | Praça Tiradentes - Sábado (9)
1h às 4h: CAEM – DJ Calixto + Nós Nus
13h: Dixieland | Praça Reinaldo Alves de Brito
15h: William Evans Trio (EUA) | Largo do Rosário
16h30: Lívia e Fred | Largo do Rosário
18h: Corpo Cidadão | Casa da Ópera
19h: Trio Choro Negro | Praça Tiradentes
20h: Cliver Honorato | Praça Tiradentes
22h: Izzy Gordon e Big Band (Tributo Ella e Dolores) | Praça Tiradentes - Domingo (10)
1h às 4h: CAEM – DJ Bella la Pierre + Orquestra Mineira de Brega
13h: Cortejo Radiant Jazz Band | Praça Reinaldo Alves de Brito
15h: Camila Rocha | Largo do Rosário
16h30: Filó Machado | Largo do Rosário