Um dos maiores sucessos do teatro nacional dos últimos tempos, a peça "Prima Facie", estrelada pela atriz mineira Débora Falabella, vai fazer temporada em Belo Horizonte - cidade natal da artista - a partir do dia 19/9.
O espetáculo, que já rendeu vários prêmios e elogios para Débora - inclusive da grande dama da nossa dramaturgia, Fernanda Montenegro - vai ficar em cartaz até o dia 20/10 no Teatro I do CCBB-BH, na Praça da Liberdade. O perfil do espaço no Instagram postou as novidades do mês de setembro. As vendas ainda não começaram, mas os ingressos vão custar R$ 15 (meia) e R$ 30 (inteira) e estarão disponíveis em breve no site do CCBB e na bilheteria do teatro.
Escrito pela dramaturga e advogada australiana Suzie Miller, o texto ganhou dezenas de montagens ao redor do mundo, conquistou a Broadway e o West End inglês, virou objeto de disputa entre produtores e inspirou debates e esforços para mudar algumas leis britânicas.
A peça traz a história de Tessa, advogada de sucesso que defende acusados de violência sexual. Vinda de origem humilde, a personagem ascende no competitivo mundo jurídico, amparada na convicção de que todos merecem defesa. Porém, quando se torna vítima de estupro, vê-se forçada a rever princípios e questionar o próprio sistema judicial, estruturado por homens.
"Prima Facie" é uma expressão latina que literalmente se traduz como “à primeira vista”. No contexto jurídico, é usada para se referir a uma evidência ou conjunto de fatos que, se não forem refutados, são suficientes para provar uma determinada reivindicação ou conclusão.
A produção é o primeiro solo teatral de Débora Falabella e tem a direção de outra mineira, Yara de Novaes. A montagem estreou em abril de 2024 no Rio de Janeiro e se tornou em um fenômeno de público instantâneo, com sessões extras e um debate que reuniu advogadas de diversas esferas. Em agosto, o espetáculo se apresentou em Brasília e recebeu a ministra do STF Carmen Lucia, o ex-ministro do STF Ayres Britto e a subprocuradora Geral da República, Raquel Dodge, para uma conversa após a sessão.