Formado por 11 artistas mulheres com idades acima de 60 anos, o Coletivo Arte+ apresenta a exposição “Despidas do Tempo”, com obras de pintura, cerâmica e bordado, no Centro Cultural Bairro das Indústrias a partir desta sexta-feira (5/9). A mostra, depois, ainda circula por mais dois centros culturais de Belo Horizonte e região metropolitana até novembro (veja mais abaixo).
A programação inclui ainda oficinas de pintura, também gratuitas, voltadas para mulheres a partir de 50 anos, com 15 vagas em cada turma. As inscrições podem ser feitas online, pelo perfil @coletivoarte.mais no Instagram, ou presencialmente nos locais das exposições.
A curadoria é da artista Sônia Burgareli, que descreve a exposição como “um rememoramento” e destaca o caráter político e contemporâneo da produção artística madura feminina. Já exibida na Faculdade de Educação da UFMG, no Viaduto das Artes e no Via Shopping Barreiro, a mostra é o resultado do encontro de mulheres diversas, cada uma com sua técnica e pesquisa, resultando em uma atuação artística singular.
As histórias das 11 artistas a compor a mostra – Abneia Esteves, Conceição Perrout, Egléa Senna, Gina Abreu, Imaculada Pereira, Joana Peixoto, Kenny Vanessa, Simone Amaral, Sonia Burgareli, Teresinha Oliveira e Thelma Quevedo – têm aspectos em comum, como a experiência de todas elas terem adiado seus sonhos artísticos para cumprirem papéis sociais como esposas, mães e profissionais de outras áreas.
Muitas ingressaram na universidade apenas depois de criarem seus filhos e até netos. “Enfrentamos preconceitos, mas não desistimos”, relata Sônia Burgareli. Agora, após os 60 anos, encontraram no coletivo um espaço para se dedicarem à arte e exporem suas ideias, objetivos e opiniões. Para a curadora, a exposição é apresentada como uma resposta poética e sensível ao preconceito sexista e etarista que marginaliza mulheres maduras, inclusive no campo das artes. “Como se a criatividade e o fazer artístico fosse competência apenas de pessoas jovens”, arremata.
SERVIÇO:
O quê. Exposição Despidas do tempo
Quanto. Gratuito
Quando. A partir desta sexta (5). Até 27 de setembro.Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h; sábados, das 9h às 17h. Oficina de pintura no sábado (13/9), das 14h às 17h
Onde. Centro Cultural Bairro das Indústrias (rua dos Industriários, 289, Indústrias I, Barreiro)
Quando. De 1º até 25 de novembro. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h; sábados, das 9h às 17h. Oficina de pintura no sábado (8/11), das 14h às 17h
Onde. Centro Cultural Urucuia (rua W-3, 500, Pongelupe)
Quando. De 7 a 29 de novembro. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h; sábados, das 9h às 17h. Oficina de pintura no sábado (15/11), das 14h às 17h
Onde. Centro Cultural Vila Marçola (rua Mangabeira da Serra, 320, Marçola)