Em 1988, Angela Ro Ro, que faleceu nesta segunda-feira (8/9), aos 75 anos, estava gravando “Prova de Amor”, seu sétimo disco de estúdio, quando recebeu uma fita de Cazuza com uma música composta em parceria com Frejat especialmente para ela. “Quem sabe eu ainda sou uma garotinha/ Esperando o ônibus da escola, sozinha”, foram os versos que Angela escutou logo no início de “Malandragem”. Com o jeitão direto e sem meias-palavras que virou sua marca registrada, a cantora recusou o presente.
“Malandragem” acabou sendo gravada por Cássia Eller no autointitulado álbum lançado em 1994 e se transformou em um estrondoso sucesso. A história é uma daquelas passagens curiosas em que o artista rejeita uma canção e vê, tempos depois, a música se tornar um hit na voz de outro. Angela Ro Ro falou sobre o episódio algumas vezes.
Em 2018, no “Conversa com Bial”, a cantora carioca justificou: “Eu estava com 39 anos e vi aquela letra, 'quem sabe ainda sou uma garotinha', aquele negócio todo, aí falei 'ai, eu tô velha demais, 39 anos, imagina se eu vou gravar ainda sou uma garotinha'. Aí, graças a Deus, sobrou pra Cássia Eller, maravilhosa", disse à época.
“Rejeitar 'malandragem' foi a maior tragédia da minha vida (gargalhadas). Naquele contexto, parecia uma letra brega. Cazuza foi meu melhor amigo, mas quando ele me apresentou essa composição eu disse que era um lixo completo e que jamais gravaria, não curti mesmo”, completou a cantora.
Anos antes, em 2012, Angela Ro Ro participou, ao lado de Frejat, do quadro “Minha Inspiração”, do programa “Altas Horas”, e o assunto também veio à tona. O guitarrista e ex-vocalista do Barão Vermelho relembrou como nasceu “Malandragem”. “Cazuza me ligou e falou: ‘Vamos fazer uma música para a Angela Ro Ro’. Na época, eles estavam bem próximos, porque os namorados deles moravam juntos, então viviam se encontrando", contou Frejat.
A cantora e compositora Angela Ro Ro se recuperava de uma cirurgia no Hospital Silvestre, mas sofreu uma hipotensão grave seguida de parada cardíaca, chegando a ser reanimada por 15 minutos, sem sucesso. A cantora vinha enfrentando complicações de saúde, incluindo infecção pulmonar, problemas renais, traqueostomia e sessões de hemodiálise.