Artes cênicas

49ª Campanha de Popularização Teatro & Dança começa nesta quinta; veja detalhes

Campanha de Popularização Teatro & Dança entra em sua 49ª edição nesta quinta-feira com expectativa de público de 150 mil pessoas

Por Laura Maria
Publicado em 04 de janeiro de 2024 | 03:00
 
 
 
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Belo Horizonte é uma cidade que mantém o teatro vivo. Prova disso é que a Campanha de Popularização Teatro & Dança, que já teve registro em diversos Estados, hoje está ativa apenas na capital mineira. 

“É o evento de teatro mais antigo do Brasil, e Belo Horizonte foi a única cidade que o manteve, com apenas uma pausa durante a pandemia”, comenta o coordenador geral da campanha pelo Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais (Sinparc), Dilson Mayron.

O evento, que completa uma trajetória de quase 50 anos na capital, entra em sua 49ª edição hoje e reúne 113 espetáculos, sendo 36 estreias, voltados tanto para o público infantil como para o adulto. Veja aqui a programação completa.

Ao todo, serão 77 montagens para o público adulto, 30 para o infantil e seis de dança, que serão apresentados em diferentes casas da cidade. A campanha deste ano, um pouco mais curta do que a anterior, segue até o dia 4 de fevereiro.

Os ingressos serão vendidos pelo preço único de R$ 25 nos postos Sinparc, no site e no aplicativo do sindicato. O valor é promocional, mas aumentou em relação à edição anterior, quando os ingressos custavam entre R$ 15 e R$ 20.

“Tudo ficou mais caro no Brasil. Mas a campanha continua com o preço popular, e, na bilheteria do teatro, os ingressos são mais caros”, justifica Mayron.

O coordenador da campanha, no entanto, acredita que o valor não vá afetar negativamente a participação do público nos espetáculos, pelo contrário. Para este ano, a expectativa é que 150 mil pessoas compareçam aos teatros, 50 mil a mais em comparação ao ano anterior.

“O belo-horizontino tem uma relação muito carinhosa com o teatro, e a campanha entrou definitivamente no calendário cultural da cidade. O público já espera ir ao teatro em janeiro, vem gente até do interior”, analisa.

A expectativa positiva vem após dois anos sombrios em função da pandemia, que obrigou o fechamento de casas de espetáculos. Em 2022, a campanha chegou a acontecer, mas ficou paralisada por uma semana devido ao imbróglio entre PBH e Sinparc, em função da apresentação do cartão de vacina. A última edição da campanha, entretanto, sepultou de vez o episódio.

“A suspensão dos espetáculos em 2022 prejudicou muito a campanha, foi bem complicado. Mas 2023 já foi um grande sucesso, as pessoas estavam bem ávidas para ir ao teatro”, relembra Mayron. Ele citou, por exemplo, que, no ano passado, pela primeira vez na campanha, foi necessário abrir sessões extras para os espetáculos infantis. “Esperamos que isso se repita”, esperança-se.

Da comédia ao drama, passando por infantis

Apesar de o público da campanha ir em peso aos espetáculos de comédia, Mayron garante que há montagens para “todos os gostos”. Além dos textos para fazer rir, há espetáculos para fazer chorar, refletir e até sentir medo, como o “Assombração Sabe para Quem Aparece”, com Leo Araujo.

O espetáculo é uma das 36 estreias da campanha. Outra montagem que o público poderá conferir pela primeira vez na campanha é o “Frida em Fragmentos e Passos”, que fica em cartaz entre os dias 8 e 22 de janeiro, no Teatro Sesiminas. 

O espetáculo tem dramaturgia, atuação e direção de Bárbara Oliveira e é um drama inspirado na vida da pintora mexicana Frida Kahlo. “A peça faz um mergulho profundo e poético na obra da artista, por meio de fragmentos de sua vida, ligados em cinco atos, e nos quais apresento a Frida em cinco personalidades: a amiga imaginária, que é a bailarina; a madrinha, que é a morte; a esposa, a pintora e a artista, que é a própria Frida Kahlo, e a criança, que é a Frieda”, explica Bárbara. 

A atriz conta que teve contato com a obra da artista na faculdade de moda, em 2008, quando aprofundou na obra da pintora para um trabalho universitário. “Frida me intriga e me instiga, a forma como ela transformou a sua dor em arte. Assim como ela, eu também uso a escrita como escape e cura”, relata. A ideia do espetáculo maturou ao longo dos anos em que estudou teatro e começou a sair do papel em 2021. “Revisitei minhas anotações, reli livros e pesquisei obras. Foram cinco meses de estudo até o roteiro nascer”, revela a artista.

Espetáculos com acessibilidade

Assim como nas campanhas anteriores, a 49ª edição também contará com espetáculos com recursos disponíveis para pessoas com deficiência. Ao todo, serão 12 espetáculos, sendo três infantis e nove adultos, com tradução em Libras e audiodescrição das sinopses. “A inclusão já virou algo normal em todas as apresentações, ela faz parte das produções”, garante Mayron.

Para as crianças, os espetáculos com acessibilidade são “Mico estrela – uma Aventura no Cerrado”, “Perdido Mundo de Artur” e “O Show das Princesas”. Já para os adultos, as montagens que contarão com recursos de acessibilidade são “Como Desencalhar Depois dos 30”, “Tangos e Boleros”, “Heitor”, “O Amante”, “A Empregada Quase Perfeita”, “O Meu Negócio”, “Flow A Dança do Mundo”, “Desesperados”, “Amor de Salto Alto” e “Pouso Forçado, Uma História de Amor”, que terá interpretação em libras nos dias 24 de janeiro e 3 de fevereiro.

O espetáculo tem atuação de Luciano de Lima, que interpreta Flávio, um homem casado que vive situações cotidianas próprias da vida de um casal com a sua companheira. “No espetáculo, mostramos a convivência do casal. Há cenas que as pessoas se identificam muito com as situações engraçadas ou que levam elas a refletirem. O final do espetáculo também tem uma surpresa, e todos saem emocionados e renovados”, revela.

Luciano também atuará no espetáculo infantil “3 Porquinhos, A Clássica História!!!”, que está há mais de 30 anos em cartaz. “A história não deixa de ser um clássico e vem encantando o público infanto-juvenil e adulto, porque mexe muito com todos os espectadores”, comenta Luciano, que trabalha na campanha desde 2008. “A campanha é muito importante na história da cidade, dos artistas e das pessoas, porque ela oferece para todos esse universo maravilhoso, que só a arte pode dar”, analisa o ator.

SERVIÇO

O que. 49ª Campanha de Popularização Teatro & Dança

Quando. 4 de janeiro a 4 de fevereiro

Quanto. R$ 25 nos postos Sinparc, no site e no aplicativo do sindicato

Onde. Diferentes teatros de Belo Horizonte

 
 

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