Pé direito

Atores de Renascer celebram estreia no horário nobre: 'Presente e honra'

Adanilo, Evaldo Macarrão, Uiliana Lima, Julia Lemos, Flavia Barros e Belize Pombal estão no elenco do remake da Globo que estreia em janeiro

Por Ana Clara Brant
Publicado em 12 de dezembro de 2023 | 14:31
 
 
 
normal

O remake de Renascer, que estreia no dia 22 de janeiro de 2024 substituindo Terra e Paixão, na Globo, vai marcar a estreia de vários atores não só na telinha, como no horário mais nobre da teledramaturgia. Esse é o caso de Adanilo, Evaldo Macarrão, Uiliana Lima, Julia Lemos, Flavia Barros e Belize Pombal.

Durante a coletiva de imprensa realizada online nesta terça (12) com o elenco da primeira fase de Renascer, os seis exaltam a honra e o privilégio da experiência, ainda mais em um texto escrito por Bruno Luperi e baseado na obra do avô do dramaturgo, Benedito Ruy Barbosa.

O amazonense Adanilo dá vida a Deocleciano, um dos braços direitos do protagonista José Inocêncio (Humberto Carrão). O ator, que já teve experiências em filmes e séries nacionais, celebrou o fato de dar um pontapé na carreira justamente na trama da Globo. “É um presente, me sinto muito agraciado, ainda mais pelo fato de estar junto com pessoas tão incríveis e talentosas, seja os parceiros de cena, a equipe técnica. É um trabalho lindo e muito potente. E eu como pessoa indigena, assim como o Xamã, ter a oportunidade de ocupar esse espaço no horário nobre de uma novela, é muito importante. Não necessariamente são personagens indígenas, mas a gente não deixa de estar representado”, analisa.

Corajoso e de boa índole, Deocleciano ajudou o ‘coronelzinho” a construir seu império do cacau ao lado de outro grande amigo, Jupará que, no remake de Luperi, é interpretado pelor baiano Evaldo Macarrão, ator graduado no curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador e que se tornou educador multidisciplinar do CRIA, 2013 a 2019.

Ele ainda dirige o grupo de teatro Alto Falante com formação de adolescentes e jovens artistas multiplicadores culturais. Apesar da responsabilidade de fazer sua primeira novela (ele já participou de humorísticos do Multishow), Evaldo encara a missão com leveza, muita alegria e disposição. “Tem uma responsabilidade maior de ser a primeira novela, de estar falando do universo do Benedito Ruy Barbosa, um maestro, mas há uma leveza. Eu tento fazer com a mesma dignidade que tenho com a peça de teatro que faço em Salvador. Estou numa felicidade enorme porque estou renascendo, porque estou orgulhando os meus ancestrais, orgulhando seu Gésio Amadeo (saudoso ator que fez Jupará na versão de 1993) , orgulhando a minha Bahia, a Bahia de Ilhéus, do cacau”, frisou.

No folhetim de Bruno Luperi, o personagem de Macarrão é um homem trabalhador e tímido, que se esforça para conquistar Flor (Julia Lemos), uma das moças da casa de Jacutinga (Juliana Paes). Os dois são pais de Zinha (Samantha Jones). Julia é outra atriz fora do eixo Rio- São Paulo que exalta o presente que ganhou dos deuses do teatro. “É a maior honra e a maior responsabilidade que recebi como atriz. Estamos cercados de gente muito competente, generosa. Quando comentei com minha mãe que ia fazer o teste pra Renascer, ela ficou muito feliz porque a maioria das pessoas têm um carinho muito grande por essa produção. Por isso é uma responsabilidade enorme cuidar de uma memória que já existe e mostrar um resultado que seja tão delicioso de assistir, assim como tem sido pra fazer”, destaca Julia.

Pressão?

Já Uiliana Lima, que vive Morena, esposa de Deocleciano (Adanilo) na primeira fase da novela, também exaltou o fato de ser uma atriz do Nordeste interpretando uma personagem nordestina, já que a história se passa no sul da Bahia. “Como a gente já está gravando e a novela ainda não estreou, tem essa peculiaridade de fazer antes da novela estrear, por isso não tenho sentido muito essa pressão (de estar num horário nobre). Sinto que é mais um trabalho audiovisual e certamente é a melhor forma de eu começar meu histórico em novelas. Sem contar que a novela foi ao ar no ano que nasci,1993. É um projeto que a gente acredita”, salienta a atriz.

 

A jovem Flávia Barros, de apenas 23 anos, que interpreta Juliette, uma das meninas da casa de Jacutinga, não poderia estar mais feliz e salienta não ter palavras para descrever sua emoção. “É muito difícil descrever esse sentimento que a gente sente em estrear uma novela que já existiu, com um elenco muito incrível e nesse remake sendo também com atores incríveis. Eu acho que uma coisa que está sendo muito importante pra mim são as trocas que eu estou tendo com os atores mais experientes”, festeja.

Renascer é o primeiro trabalho dela no audiovisual e Flavia não imaginava que aprenderia tanto. “É sempre muito legal e muito gostoso você descobrir coisas novas que você ama e eu estou descobrindo muita coisa que eu amo no set de gravação, sendo dirigida. Eu entendi que eu amo ser dirigida. Sem contar que cntracenei com ídolos como Juliana Paes, Matheus Nachtergaele, Antonio Calloni, Enrique Diaz. São pessoas absurdamente gentis e que emprestam toda o seu talento pra poder ajudar a gente que está começando. Estou muito feliz mesmo", ressaltou.

Renascer é uma novela escrita por Bruno Luperi baseada na obra de Benedito Ruy Barbosa. A direção artística é de Gustavo Fernandez, direção geral de Pedro Peregrino e direção de Alexandre Macedo, Walter Carvalho, Ricardo França e Mariana Betti. A produção é de Betina Paulon e Bruna Ferreira e a direção de gênero de José Luiz Villamarim. A previsão de estreia é no fim de janeiro de 2024. 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!