Desde o dia 25 de janeiro, as redes sociais (Instagram, Twitter, Facebook e até LinkedIn) andam mais movimentadas do que nunca. E a razão tem três letrinhas: “BBB”. Todo esse engajamento cresceu já no ano passado, quando o “Big Brother Brasil” passou a contar em seu elenco com participantes conhecidos do público, como influenciadores digitais e artistas – eles fazem parte do chamado “Camarote”, enquanto os “anônimos” fazem parte do grupo “Pipoca”.
A fórmula se repetiu em 2021, mas com muita mais força, como explica Beatriz Destefani Augusto, jornalista e sócia-fundadora da Comunica PR, agência de relações públicas especialista em marketing e comunicação.
“A partir do momento em que você coloca dentro da casa a Viih Tube (influenciadora digital), por exemplo, que tem mais de 17 milhões de seguidores só no Instagram, tudo isso vai gerar mais engajamento, pois quem a segue vai querer assistir ao ‘BBB’, participar, comentar, compartilhar. Até mesmo quem nunca assistiu ao programa dificilmente não vai ficar por dentro de alguma coisa. Você abre o Instagram, o Facebook e até o Linkedin, em alguns casos, e só se fala disso. Sem contar as grandes marcas que estão investindo e patrocinando. Isso também gera visibilidade para o reality. Sem dúvida, o ‘BBB’ se tornou um case de sucesso de marketing e de comunicação”, salienta Beatriz que acrescenta outro motivo de êxito: a pandemia do coronavírus que fez com que muita gente ficasse em casa e intensificasse ainda mais essa troca nas redes sociais.
Com toda essa profusão digital do reality global uma figura vem ganhando destaque: os administradores de perfis dos BBBs ou simplesmente “adms”. Como o próprio nome sugere, são eles que administram tudo o que acontece com os participantes nas redes sociais. Segundo levantamento do Gshow, até o início de março, o somatório das redes sociais dos brothers e das sisters supera 200 milhões, dez vezes mais que a população do Estado do Rio de Janeiro.
“Definitivamente, este ano o papel dos administradores se tornou essencial para o game. A edição anterior trouxe a novidade de incluir no elenco do ‘BBB’ celebridades e figuras públicas, o que mostrou o quão essencial é uma equipe de administradores para as redes sociais, que antes já eram necessários. Porém, a responsabilidade com a imagem do participante aqui fora aumentou. Além é claro, da movimentação em possíveis paredões que tenhamos que encarar”, comenta Jéssica Keiko, head de marketing Digital da Noix Music, escritório da dupla Israel & Rodolffo, que, com a entrada de Rodolffo no reality, formou uma equipe só para cuidar das redes dele.
Estratégias
Aliás, nos últimos dias, eles tiveram muito trabalho, já que o sertanejo emendou dois paredões seguidos (e se salvou em ambos) e é um dos nomes mais comentados na internet. O cantor tem sido chamado de “homofóbico” aqui fora por conta de algumas atitudes dentro da casa, como um comentário sobre um vestido que Fiuk usou em uma das festas. Jéssica revela que, antes do início do “BBB”, já tinham elaborado um planejamento macro de estratégias, dentre as quais estavam planos de gerenciamento de crise como esta. “No caso de Fiuk, o próprio Rodolffo, dentro da casa, pediu desculpas e conversou abertamente com ele sobre o acontecido. Repostamos as conversas e trechos nas redes sociais para que o público pudesse formar opinião”, explica ela, reforçando que como o game muda muito rápido, a equipe atualiza as estratégias diariamente.
“Além de acompanharmos o pay-per-view 24 horas por dia, aguardamos a edição do programa para definir possíveis movimentações. No caso do Rodolffo, quando ele aceitou o convite, foram elaboradas pelo escritório Noix Music e pela gravadora Som Livre estratégias de lançamento do volume 1 do álbum “Aqui e Agora”, para que pudéssemos aproveitar a exposição dele a favor da carreira da dupla Israel & Rodolffo”, frisa.
E os resultados têm sido bastante significativos para “Bastião”, como é conhecido.
De acordo com sua equipe, o Instagram de Rodolffo teve um crescimento de 321% desde o início do programa. Antes, a rede dele contava com 1,4 milhão de seguidores, e agora possui mais de 4,7 milhões. A dupla com Israel também tem se beneficiado. A média de ouvintes no Spotify, por exemplo, cresceu 590% se comparada com a da semana anterior ao início do “BBB”. Israel & Rodolffo, hoje, é a dupla número 1 nos rankings brasileiros (Spotify, Deezer, Apple Music) e performa entre o top 100 das músicas mais tocadas no mundo.
E não é só Rodolffo que tem colhido bons frutos. A funkeira Pocah, também do grupo Camarote, é outra que celebra o momento. “Até então a Pocah era uma artista de nicho. Muito conhecida na internet e pouco conhecida pela massa. Essa foi a principal mudança. Com o alcance do BBB, hoje ela é conhecida pelo Brasil. O que, no médio e longo prazo, é extremamente positivo. A arte à qual ela tanto se dedica vai poder chegar a novos públicos e terá um alcance consideravelmente maior. Tivemos um ganho em todas redes (Só no Instagram ela soma mais de 13 milhões de seguidores)”, revela Adriana Coutinho que faz parte da Acout, escritório especialista em redes sociais para artistas e grandes marcas.
Apesar de os administradores estarem mais em evidência nesta edição, Adriana diz que, no caso de Pocah, eles trabalham para que o holofote seja totalmente voltado para a cantora e seus fãs. Inclusive, preservam a identidade de todos os administradores para que isso de fato aconteça. “Costumamos usar ‘x’ e ‘e’ no final dos pronomes para que nem o gênero do administrador seja revelado. Nosso papel é realmente aumentar a torcida por ela e retratar os momentos chaves genuinamente e dar suporte aos fãs”, esclarece. Para Adriana, o maior desafio dessa função é, além de acompanhar o jogo interno da sister, remar contra uma enxurrada de notícias e situações falsas.
“Chega a ser bizarro descobrir que, em um reality gravado e transmitido 24 horas por dia, existe espaço para, aqui de fora, pessoas criarem narrativas que não existem e situações mentirosas. E o pior: como essas fake news conseguem influenciar. E por isso é importante produzir conteúdo de relevância, exaltando tudo que ela faz lá dentro, dando a narrativa correta para a galera que acompanha o BBB pelas redes”, explica.
Fenômeno
Mesmo tendo entrado na casa pelo grupo Pipoca, a advogada e maquiadora Juliette se tornou uma das protagonistas do “BBB 21” e já é considerada um fenômeno de entretenimento. Para se ter ideia do sucesso dela, na noite de terça (30), dia do paredão, Ju bateu um recorde mundial no Instagram. A foto publicada para comemorar sua permanência no “BBB 21” recebeu mais de 1 milhão de curtidas em apenas seis minutos. O recorde anterior havia sido da cantora Billie Eilish, quando postou foto do novo visual para o Grammy deste ano. Juliette, aliás, já soma 17 milhões de seguidores no Instagram.
“Aqui fora nós tentamos ser uma extensão do jogo dela lá dentro. Então, sempre estamos no timing certo da postagem, do compilado de vídeos de algum episódio. Entendemos o que o público quer ver e passeamos por todas as personas de Juliette: cantora, maquiadora, engraçada, paraibana. Também estamos nas mais diversas redes sociais, falando a linguagem certa em cada uma delas: Instagram, Twitter, TikTok, Facebook, WhatsApp, Telegram. Nosso conteúdo sempre tenta divertir, emocionar e envolver as pessoas para que se sintam ainda mais próximas da participante e da equipe também. A gente tá sempre criando coisas novas para que a monotonia não tenha tempo de chegar”, destaca Candy Ferraz, que faz parte da equipe de 18 pessoas, entre amigos da sister e profissionais da comunicação, que administram os perfis da paraibana nas redes.
Ela acrescenta que justamente por, vira e mexe, Juliette figurar entre os assuntos mais comentados da web, a equipe tem tido muito trabalho e recorda de um dos momentos mais complicados, o começo do jogo, quando Ju foi mal interpretada dentro e fora do reality. “Além de acreditarem que ela estava realmente investindo em Fiuk, quando estava só brincando, ela passou momentos muito delicados de exclusão no jogo e nos afetos. Foi difícil administrar, porque as pessoas aqui também custaram a entender o jeito dela. E, além disso, nós ficamos muito preocupados com a saúde mental, com o quão abalada e triste ela ficou. Foi pesado, mas à medida que ela foi se reerguendo lá dentro, aqui fora conseguimos conciliar com conteúdos bem legais, como o ‘Dicionário Juliettês’, que explica um pouco das expressões e das particularidades de comunicação de Juliette, fazendo as pessoas começarem a se sentir parte da personalidade dela”, avalia.
João Lucas Almeida, também na equipe de Juliette, ressalta que o papel de um administrador vai além de “postar”. “Um profissional de social media, além de estar antenado a todos os assuntos do momento, ao mercado contemporâneo e ao nicho do participante, tem como principal objetivo entender o público do participante a fim de criar um relacionamento com eles através de postagens estratégicas e interações constantes, pois essa conexão com o público é de suma importância para o crescimento das redes sociais dele. Lidar com os haters com certeza é o maior desafio. A dimensão do programa é gigante, e isso atrai diversos públicos, inclusive haters. Mesmo sendo difícil de lidar, não retribuímos da mesma forma”, prega.