Com objetivo de fortalecer a produção audiovisual de mulheres cis e trans com mais de 16 anos, residentes em comunidades e áreas periféricas de Belo Horizonte, etão abertas as inscrições para a primeira edição da bolsa de formação audiovisual "A Ventura da História Múltipla", uma iniciativa promovida pela Anavilhana Filmes – produtora fundada em 2005 e liderada pelo trio Clarissa Campolina, Luana Melgaço e Marília Rocha – em parceria com a Renca Produções – comandada por Gabriela Matos.
A bolsa de formação oferece suporte teórico e prático para o desenvolvimento de habilidades na produção de conteúdos audiovisuais. As inscrições estão disponíveis no site da Anavilhana até este sábado, dia 22. Podem participar mulheres que fazem parte de grupos, coletivos e movimentos sociais com demandas relacionadas à produção de conteúdo audiovisual.
Ao todo, serão selecionadas quatro duplas, totalizando oito participantes. Cada dupla vai receber um kit de equipamentos contendo smartphone, fone de ouvido, microfone, bolsa e aplicativo de edição para a produção dos vídeos. Além disso, as participantes também receberão uma bolsa auxílio no valor de um salário mínimo.
Além disso, durante a formação, as mulheres contempladas vão participar de aulas teóricas sobre metodologia e roteiro com profissionais especializadas. Acompanhadas pelas integrantes da Renca Produções, elas vão ainda desenvolver um produto audiovisual de até cinco minutos, que será exibido em um encontro final do projeto.
Por um audiovisual mais diverso
Gabriela Matos, da Renca Produções, ressalta que o projeto visa permitir que pessoas negras, periféricas e mulheres tenham a oportunidade de narrar suas próprias histórias através do audiovisual.
Já a coordenadora do projeto, Marília Rocha, destaca que a bolsa visa ampliar a experiência de formação para mulheres fora do circuito tradicional do cinema e audiovisual, promovendo a troca de conhecimento e a diversidade de olhares.
Vale ressaltar que a parceria entre Anavilhana e Renca tem como missão a promoção de uma maior representatividade na criação de conteúdos audiovisuais.
O programa, explicam as idealizadoras, mira no fortalecimento das participantes de diversos grupos emancipatórios, que lutam contra a subordinação da força de trabalho ao capital e estão envolvidos com questões relacionadas à agroecologia, moradia, educação, cultura, entre outras.
SERVIÇO:
O quê. Primeira edição da bolsa de formação audiovisual “A Ventura da História Múltipla” para mulheres cis e trans integrantes de coletivos e movimentos sociais de Belo Horizonte, maiores de 16 anos.
Quando. Período de inscrição até este sábado, 22. Resultado da seleção no dia 31 de julho.
Onde. Inscrições devem ser feitas pelo site https://www.anavilhana.art.br/formacao/bolsa-de-formacao.
Quanto. As inscrições são gratuitas.