Não perca!

'Candeia: Mostra Internacional de Narração Artística' começa nesta quarta (27)

Em sua 1ª edição em formato presencial desde o fim da pandemia, evento vai trazer shows, oficinas e debates para os palcos do Sesc Palladium e Teatro da Cidade

Por O Tempo Diversão
Publicado em 26 de abril de 2022 | 15:53
 
 
 
normal

Tem início nesta quarta-feira (27), mais uma edição da “Candeia: Mostra Internacional de Narração Artística”, evento que busca valorizar e promover a importância do relato oral, da escuta e da palavra no mundo contemporâneo. Em sua primeira edição em formato presencial desde o fim da pandemia, a mostra vai armar tenda até o dia 1º de maio em dois centros culturais localizados no centro da cidade: Sesc Palladium e Teatro da Cidade.

Durante os cinco dias do festival, o público vai poder ter acesso a diversas apresentações artísticas, mesas de debate, shows musicais, lançamentos de livros e de filmes, além de oficinas com narradores e narradoras nacionais e internacionais. Toda a programação é gratuita.

Tendo como tema a diversidade cultural, a Candeia aposta numa agenda voltada para o público jovem e adulto e tem tido muitos desdobramentos desde a sua primeira edição: mais espaço para a narração de histórias em Belo Horizonte; espaço de reflexão e pensamento sobre as narrativas que compõem a literatura; formação de novos contadores de histórias e também a formação de grupos e coletivos que querem discutir a narração e a mediação de leitura como lugar de incentivo e fomento à leitura e à literatura.

Confira abaixo a programação completa do evento:

O festival abre oficialmente nesta quarta (27), a partir das 20h, com o Instituto Cultural AbraPalavra que vai trazer um show musical da cantora, compositora e instrumentista mineira Nath Rodrigues. Logo em seguida, acontece a apresentação "A Arte Governa a Si Mesmo", da narradora carioca Daniella D`Andrea.

Na quarta (28), segundo dia do evento, o público vai poder conferir, a partir das 9h, a oficina "O Extraordinário Desenho das Histórias", com Juliana Franklin (RJ, Brasil). As inscrições gratuitas podem ser feitas e terão no máximo 20 inscritos. Já às 18h, no Foyer do Sesc Palladium, acontecerá o lançamento dos livros "Meninonina e outras peças", de Sérgio Abritta, e "Sagatrissuinorana",  de Nelson Cruz e João Luiz Guimarães, obra vencedora do Prêmio Jabuti em 2021. 

Acontecem também os espetáculo "Histórias de Bichos e Encantados",  do Grupo Movência (BH) e "Em Um Tempo Distante, Mas Que Foi Logo Agora", de Juliana Franklin (RJ, Brasil).

A sexta-feira (29) começa com uma sessão de cinema especial no Sesc Palladium, que terá a exibição, às 9h, do filme "Era Uma Vez", produção cinematográfica do Instituto AbraPalavra. 

O lançamento será com o grupo de contadores de histórias da Biblioteca Infantil e Juvenil de Belo Horizonte e terá roda de conversa com narradores Warley Goular (RJ), Daniella D'andrea (RJ), Juliana Franklim (RJ), Laura Ferreira (Paraguai) e mediação de Gislayne Matos (MG, Brasil).  

No Teatro de Bolso, às 19h, vai acontecer a apresentação "Quando a Negrice Floresce", de Fabiana Brasil (BH, Brasil), e, logo em seguida, "Karamegua", de Laura Ferreira (Assunción, Paraguai). Em paralelo, no Foyer do teatro, haverá lançamentos de livros da Editora Atafona.

O penúltimo dia da mostra (Sábado, dia 30) vai ter a oficina "Contos Guaranis e Latinos", com Laura Ferreira (Assunción, Paraguai), logo às 9h. Na parte da tarde, a partir das 15h, acontece no Espaço Jardim a estreia da Mostra Candeinha - Narração Artística Voltada às Infâncias, com as apresentações "Cantos e Contos das Águas", da Cia Pé de Moleque, "Cantos e Contos das Orixás", da artista Magna Cristina e "Eu e Tu Puxa o Rabo do Tatu", de Bárbara Flor e Luiz Castro, todos produtores mineiros. 

Fechando o festival no domingo (1º de maio), acontecerá lançamentos de livros dos autores Dino Menezes, Paul Berssey, Éle Fernandes, Beatriz Myrrha e Silas Fonseca, todos da Editora Atafona. Haverá ainda o espetáculo "Somos Feitos de Luz, Sombra e Tecido", do contador de histórias Warley Goulart do grupo Tapetes Contadores de Histórias (RJ), e as apresentações "Entre Vales e Montanhas", de Paul Berssey (México) e Tininho Silva (MG); "Narrando Estórias", de Elisa Almeida; "Voo", de Aurora Majnoni (Itália) e Denise Fantini (Argentina); "Duzantigu", de Chica Reis (MG) e Dgar Siqueira (MG), e "Contos de Travessia", de Beatriz Myrrha (MG).

Serviço

O quê: "Candeia: Mostra Internacional de Narração Artística"

Quando: De 27 de abril a 1º de maio

Onde: De quarta a sábado, no Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420 – Centro), e no domingo no Teatro da Cidade (rua da Bahia, 1341 – Centro)

Quanto: Gratuito com retirada de ingressos 30 minutos antes de cada espetáculo. Sujeito à lotação do espaço

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!