No clima do aniversário de 123 anos de Belo Horizonte, no próximo sábado (12) acontece, em formato online, a segunda edição do Festival Cantos de Beagá. O evento será transmitido a partir das 17h pelo YouTube da Favo Cultural e terá como tema “Trilhando a culinária agroecológica”, com as apresentações musicais de Maíra Baldaia e Sérgio Pererê, além da cozinha show com as chefs Juliana Duarte, Patrícia Brito e Carol Dini, acompanhadas pelo contador de histórias Roberto de Freitas e pela apresentadora Fernanda Izidoro. O público poderá participar da iniciativa de forma gratuita.
De acordo com Nina Morena, uma das idealizadoras do festival, a segunda edição do Festival Cantos de Beagá traz como tema a culinária agroecológica por ser um assunto que tem despertado o interesse das pessoas. “O setor gastronômico vem ganhando cada vez mais corpo em Belo Horizonte. Tanto, que em 2019 a cidade passou a fazer parte da Rede de Cidades Criativas da Unesco pela Gastronomia, título este, que têm na criatividade um fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável”, explica.
Ela ainda reforça que a culinária agroecológica busca pela origem dos insumos e consequentemente cria uma relação mais íntima e saudável com o alimento, protagonizando a produção da agricultura familiar. “Isso agrega o valor na elaboração dos pratos, promove o turismo gastronômico e cultural, fomenta a produção, a comercialização e o consumo de alimentos agroecológicos, valoriza o trabalho das mulheres e principalmente a economia local”, completa.
Programação:
Cozinha show
A chef Juliana Duarte mostrará, direto do Restaurante Cozinha Santo Antônio, como é construído o seu prato “Mexeriboca”, iguaria que mistura galinha e carne, feijão, arroz vermelho de Jaboticatubas, farinha, molho de pimenta e queijo. Já Patrícia Brito vai apresentar os “Pratos da terra, memória e criação para pratos festivos. E a cozinheira e escritora Carol Dini fará uma demonstração de receitas de vegetais de variadas texturas para guardar na geladeira por mais de uma semana. Todo esse show na cozinha será mediado por Roberto Freitas, que contará histórias e causos sobre a culinária.
Cantos e Sabores de BH
Além da deliciosa viagem gastronômica, o público vai conhecer alguns lugares de Belo Horizonte sob o olhar dos guias de turismo Ana Virgínia Cândido, Elayne Oliveira e Roberto Falcão. Porém, antes da data de realização do evento, os internautas serão incentivados a participar da campanha #petiscosdeBeagá, realizada por meio de postagens nas mídias sociais. Uma série de fotografias de diferentes petiscos de botecos será divulgada nas redes da Favo Cultural, que incentivará que os seguidores compartilhem também imagens dos seus tira gostos preferidos.
Sustentabilidade e cidadania
As redes sociais da Favo Cultural promoverão a campanha “Vamos botar verde no cimento”, que tem como objetivo fomentar o cultivo de hortas caseiras. Além disso, o protagonismo feminino na construção da agroecologia será exaltado por meio de posts na ação “Sem feminismo não há agroecologia”.
Assim como na primeira edição, a acessibilidade também é uma das prioridades do Festival Cantos de Beagá. Por isso, toda a iniciativa contará com a tradução realizada pela intérprete de libras Dinalva Andrade.
Serviço
Festival Cantos de Beagá – 2ª edição
Tema: Trilhando a culinária agroecológica
Data: 12 de dezembro (sábado)
Horário: 17h
Transmissão gratuita pelo canal da Favo Cultural no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCuV-kpwqTfBjvQLLOjkgrrQ
Programação:
Apresentação: Fernanda Izidoro
Pocket show: Maíra Baldaia
Cantos e Sabores de BH: Roots Ativa (guia de turismo Elayne Oliveira)
Cozinha show: Cozinheira Patrícia Brito - mediação do contador de história Roberto de Freitas
Cantos e Sabores de BH: Bairro Santo Antônio (guia de turismo Ana Virgínia Cândido)
Cozinha show: Chef Juliana Duarte, Restaurante Santo Antônio
Cantos e Sabores de BH: Bairro Santa Tereza (guia de turismo Roberto Falcão)
Cozinha show: Cozinheira e escritora Carol Dini - mediação do contador de história Roberto de Freitas
Pocket show: Sérgio Pererê