Em 90 dias, a iniciativa - destinada a dar alento em tempos de pandemia - atingiu o marco de seis mil pessoas assistindo aos 20 filmes disponibilizados gratuitamente nas redes sociais do @Centoequatrobh. Mas sim, nem todo mundo conseguiu conferir todos os títulos que queria no prazo em que eles tiveram o acesso liberado. Não por outro motivo, o projeto “Cine104 em Casa" dedicará o mês de julho para dar uma nova chance ao cinéfilo que ficou a ver navios, além de seguir apresentando títulos inéditos.  A ação manterá, pois, a exibição de dois filmes por semanas, disponíveis durante 48 horas, às quartas, quintas, sextas e sábados. As reprises acontecem às quartas e quintas, enquanto as novas exibições, às sextas e sábados. 
 
A programação foi aberta nesta quarta-feira, com a reprise do longa “Um Dia Difícil”, do diretor coreano Seong-hum Kim”, que poderá ser visto também na quinta.  A fita centra-se em Ko Gun-soo, detetive que, no mesmo dia do enterro de sua mãe, se vê às voltas com uma investigação interna sobre suas ações. Não bastasse, em um acidente de carro, mata acidentalmente um homem, cujo corpo tenta dar sumiço.
 
Já nesta sexta e no sábado, o público confere (ou revê) uma pérola:  “Visages, Vilages”, de Agnès Varda e JR. Nele, a icônica diretora belga (radicada na França, e falecida no ano passado) viaja em um caminhão adaptado pela França junto ao jovem artista JR, que fotografa os locais - pessoas anônimas, dos mais diversos perfis - para depois estampar as imagens, em tamanho gigante, em fachadas, containers, caminhões. 
Trata-se de um filme encantador - e imperdível. Nada menos que 55 anos separam Varda e JR, mas a sintonia da dupla é imediata. O longa amealhou vários prêmios em sua trajetória na grande tela, seja no Festival de Cannes, seja na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, passando também pelo Festival de Toronto. Ainda concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
 
Na próxima semana será a vez da reprise de “A Árvore dos Frutos Selvagens”, de Nuri Bielge Ceylan na quarta (8) e na quinta-feira (9), além da exibição – inédita na programação – do mineiro “Árabia”, de Affonso Uchoa e João Dumans, nos dias 10 e 11. Filmado em Ouro Preto, o longa parte de um caderno que o adolescente André encontra. Em suas páginas, temos a história de Cristiano, um ex-presidiário, agora operário metalúrgico. Ah, sim: no dia 10, às 19h30, o Cine104 receberá Uchôa para um bate-papo dentro da programação do “Café com Diretor”, por meio da live pelo Instagram @Centoequatrobh. 
 
A maratona segue com o documentário “David Lynch: Diário de Um Artista”, de Rick Barnes, Olivia Neergaard-Hom e Jon Nguyen, que retorna na quarta (15) e na quinta-feira (16), seguido por "De Punhos Cerrados", do italiano Marco Bellochio, na sexta (17) e no sábado (18). As demais atrações do mês serão posteriormente divulgadas.
 
Realizando às exibições por meio do Vimeo, os filmes ficam disponíveis por 48 horas. Os links e respectivas senhas para acesso são disponibilizados nas páginas oficiais do Centoequatro: Facebook  (www.facebook.com/centoequatro/) , no Instagram (@centoequatrobh) e no site do 104 (www.centoequatro.org). Para assistir, basta clicar no link e digitar a senha. A curadoria da programação é assinada por Mônica Cerqueira.