Aquele filme com a cena do caminhão visto pelo retrovisor entraria para a história do cinema. Lançado em 1971, "Encurralado" completa 50 anos em 2021. Foi também quando Steven Spielberg, então com 24 anos, começava a despontar na indústria cinematográfica.
A obra quebrou um padrão da época, que exibia melodramas na televisão americana. Naquele ano as coisas mudaram. O filme exibido aos norte-americanos tinha somente dois personagens: o condutor do veículo, o ganhador do prêmio Emmy, Dennis Weaver, e o caminhão - um Peterbilt 281. A obra tornou-se um clássico inquestionável. Fez tanto sucesso que saiu da telinha e ganhou o cinema.
Produzido em apenas 13 dias, o filme apresenta uma perseguição a um homem comum, caçado por um maníaco ao volante de caminhão. São poucos os diálogos, enquanto as cenas de ação e suspense se acumulam.
Gravar as cenas nas estradas dos Estados Unidos, em vez da frieza do estúdio, foi apenas uma das várias inovações de Spielberg para a época. Ao todo, foram percorridos cerca de 3 mil quilômetros.
Sinopse
O vendedor David Mann (Weaver) dirige seu carro pelas estradas da Califórnia quando começa a ser perseguido por um caminhão imenso, dirigido por um homem não identificado, que parece querer brincar com ele perigosamente na estrada.
No decorrer do trajeto, David começa a perceber que a perseguição não se trata de mera brincadeira. À medida que as provocações do misterioso caminhoneiro atingem níveis mortais, David procura desesperadamente despistar o seu torturador, que parece não ter nenhum compromisso naquele dia a não ser matá-lo.