A cultura hip hop surgiu nos anos 1970 e tornou-se uma das principais manifestações culturais dos jovens em todo o mundo. O movimento chega ao Brasil em 1983 e passa a definir códigos de comportamento entre a juventude, que vão das roupas e gírias às manifestações artísticas. Em Belo Horizonte, o hip hop também se consolidou e as memórias dessa construção agora viram exposição, idealizada pelo produtor cultural e rapper Daniel CF, que reuniu antigas fotografias para contar parte da história, com foco específico na região Leste da capital mineira.
A mostra “Rap Horizonte”, nome do programa de rádio comandado pelo rapper e que batiza a exposição, será inaugurada neste sábado (6), no Centro Cultural São Geraldo (rua Silva Alvarenga, 548 - São Geraldo). A entrada é gratuita.
A celebração acontece das 16h às 21h e conta com apresentações de Selecta Joice Rud Girl; Colombiana, Setor R.A.P; DJ Wagner PSM , Bruna Pimenta B-girl (dança urbana), Daniel CF, Uai Sound System e A 286 (SP). Durante o evento, grafites serão realizados pelos artistas Bolinho, Wanatta Rodrigues, Rafael Boneco, Binho Barreto e Comum.
Homenageando as raízes do hip hop na região Leste de BH, a “Rap Horizonte” seguirá aberta ao público até o fim deste mês no Centro Cultural São Geraldo. Em setembro, segue para a Casa Hip Hop do Taquaril (rua Ludgéro Felipe Ferreira, 183 - Conj. Taquaril), com encerramento no Centro Cultural Jardim Guanabara (rua João Álvares Cabral, 277 - Jardim Guanabara) no mês de outubro.
Envolvido com as atividades do hip hop na Zona Leste, Daniel CF decidiu reunir, com a ajuda de outros artistas, o acervo que daria origem à exposição sobre os mais de 30 anos de trajetória.
“Para que conseguíssemos desenvolver este trabalho, realizamos entrevistas com pessoas que ajudaram a nortear a organização cronológica, então escolhemos pessoas que considero centrais para isso, como o Evandro (rapper), o Francis (DJ e produtor cultural), o Blitz (rapper) e a Castanha (rapper). Os textos resultantes dessas entrevistas também fazem parte da exposição”, conclui o organizador.