Que música combina com carne de pato cozida lentamente com cará, molho de pimenta e vinho madeira? Em pleno inverno mineiro, certamente uma sonoridade que aqueça a alma e induza o estômago a uma digestão suave.

Pois é justamente apostando em receitas repletas de ritmo e sabor que o projeto Gastrofônica abre sua segunda edição nesta terça-feira (29), virtualmente, com transmissão a partir das 20h, pelo canal do YouTube da Casa de Música de Ouro Branco.

Inspirado no princípio de valorização das relações artísticas entre a gastronomia e a música, o evento vai apresentar uma espécie de "menu musical" criado através da junção de melodias executadas pelos instrumentistas da Orquestra de Câmara de Ouro Branco com receitas elaboradas por Felipe Rameh, chef convidado desta edição.

"A intenção do Gastrofônica é investir em um diálogo intenso e profundo entre as artes da música e da culinária. Para isso a gente convida a cada edição um chef para nos ajudar a compor um cardápio sonoro que inspire as pessoas a comer bem e a ouvir boa música", destaca o maestro Marcos Silva-Santos, regente da orquestra e um dos idealizadores do evento.

Gravado previamente, o evento mostra o chef Felipe Rameh preparando os pratos e ensinando o passo a passo de cada receita do menu, enquanto conversa com o maestro Marcos sobre as escolhas das peças e a relação com os ingredientes e sabores. 

"Às vezes a gente sugere uma obra musical e os chefs partem dela para criar um prato. Ou pode ser o contrário também, com cozinheiros mostrando uma receita para a gente achar a música ideal para ela. No fim das contas, o que importa é um casamento perfeito entre a comida e a canção que a acompanha", explica o maestro.

Repertório de sabores

Concebido em parceria com o chef Felipe Rameh, o repertório acompanha os pratos na ordem em que são servidos. Sendo assim, na hora dos drinks – Gin Tea Tonic Cachaça – os músicos tocam as peças "Promenade" e "Carro-de-Bois", do compositor russo Modest Mussorgsky (1839-1881). 

Durante a entrada – crostini, queijo azul, maçã verde, nozes e mel –, são tocadas as obras "C. Reinecke" e "I. Marcha (Serenata para cordas op. 242)", do alemão Max Bruch (1838 -1920).

Já para o prato principal – Confit de Pato, cará, pimenta verde e vinho madeira –, a canção escolhida foi "Adagio para cordas op. 11", do norte-americano Samuel Barber (1910 -1981).

Para a sobremesa – chocolate –, a orquestra convida a violinista, cantora e compositora Nath Rodrigues e juntos executam "Beatriz", de Edu Lobo e Chico Buarque.

"Essa canção foi uma sugestão do Felipe Rameh para homenagear – através do elemento cacau – nossos ancentrais negros. Por isso convidamos a Nath Rodrigues – dona de uma voz singular e de seu violino – para fazer esse diálogo com músicos orquestra de uma maneira muito rica e bela", conclui o maestro Marcos Silva-Santos.

Gastrofônica#2

Dia 29 de junho, terça-feira, 20h

Menu/Programa

DRINK 

M. Mussorgsky

Promenade

Carro-de-Bois

Gin Tea Tonic Cachaça

Gin, cachaça, clitória ternatea, chá branco e limão siciliano.

ENTRADA

M. Bruch          

I. Marcha (Serenata sobre temas suecos)

C. Reinecke

I. Marcha (Serenata para cordas op. 242)

Crostini, queijo azul, maçã verde, nozes e mel.

PRATO PRINCIPAL

S. Barber

Adagio para cordas op. 11

Confit de Pato, cará, pimenta verde e vinho madeira.

SOBREMESA

Edu Lobo e Chico Buarque

Beatriz (arr. Marcos Silva-Santos)

Solista: Nath Rodrigues

Chocolate, chocolate e chocolate.

Evento

Transmissão gratuita ao vivo via o canal de Youtube da Casa de Música de Ouro Branco 

Preparação dos pratos – Chef Felipe Rameh 

Concerto da Orquestra de Câmara de Ouro Branco. Solista: Nath Rodrigues