SAÚDE

Influencer obesa mostra dificuldades para embarcar em voos no Brasil

Advogada afirma que o acesso ao assento prioritário é obrigatório para consumidores com obesidade

Por Pollyana Sales
Publicado em 06 de dezembro de 2023 | 14:12
 
 
 
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A blogueira Sabrina Britto viralizou nas redes sociais ao mostrar em um vídeo a rotina de dificuldades que pessoas obesas enfrentam ao viajar de avião no Brasil. Na publicação, a blogueira mostra vários fatores que complicam a viagem para quem está acima do peso, entre eles o espaço curto entre as poltronas e o tamanho do cinto. Sabrina é conhecida por compartilhar seu processo de emagrecimento nas redes sociais. A influencer já perdeu mais de 40 kg.

O vídeo publicado já alcançou mais de 900 mil visualizações. Entre as centenas de comentários, varios são relatos de pessoas que se identificam com a situação de constrangimento. "Esse vídeo do avião é muito necessário. Eu nunca fui viajar de avião, nunca peguei uma viagem com a família por vergonha e medo de não caber na poltrona", desabafou uma das seguidores nos comentários.

Sabrina também mostra que o problema não é só com a falta de espaço entre as poltronas. A necessidade de pedir um extensor de cinto para comissários de bordo também é constrangedora: "Eu fico muito desconfortável. Tanto é que peço para o meu noivo pedir o cinto porque o normal não serve", desabafa a influencer no vídeo.

@_sabrina.brito Meu desejo é emagrecimento para todas nós é que nunca mais vamos passar por isso! Juntas amigas 💖 #emagrecimento #aviao #vidasaudavel #foryou ♬ som original - Sabrina Brito

A advogada de direito ao consumidor, Lilian Salgado, afirma que todas as companhias aéreas devem reservar assentos prioritários para pessoas obesas:

"A obesidade é considerada uma doença e existe uma lei que protege pessoas que têm necessidades prioritárias. Assim como idosos, gestantes  e PCDs (pessoas com deficiência). A Anac tem uma Resolução do ano de 2013 que estabelece regras para garantir acessibilidade de passageiros com necessidade de assistência especial no transporte aéreo". 

Porém, a grande dificuldade está nas compras das passagens, já que em muitas plataformas, principalmente online, não há uma maneira de especificar se o cliente necessita de um assento prioritário ou não:

"O que a gente vê na prática é que na maioria das vezes, o consumidor não têm acesso a essas informações antes de embarcar. E é o que gera grandes confusões na hora do voo", afirma Lilian.

A advogada orienta que clientes que passarem por essas dificuldades denunciem:

"Essas pessoas estão resguardadas pela lei, então elas podem denunciar na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), no Procon, Ministério Público e até ajuizar uma ação", afirma Salgado.

Nós entramos em contato com as companhias aéreas nacionais para saber quais são as medidas tomadas para não prejudicar os clientes durante os voos.

Em nota, a LATAM afirmou que cumpre a resolução 280 da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil):

"Caso necessite de um assento adicional para viajar com mais conforto ou por necessidade médica, o cliente deve clicar no botão “você precisa de assistência especial?” durante o processo de compra da sua passagem aérea em latam.com. Esta opção leva a uma página dedicada à orientar o passageiro com necessidade de assistência especial.O preço do assento adicional corresponde à tarifa de adulto disponível no momento da solicitação, que pode ser feita até 48 horas antes da decolagem do voo", afirma a companhia por meio de nota enviada à nossa redação.

A Gol Linhas Aéreas e a Azul ainda não respoderam a nossa reportagem.

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