Música

Juarez Moreira lança o disco "Cine Pathé" em show no Sesc Palladium

O violonista e compositor mineiro reúne no CD 12 canções, entre elas a que dá nome ao álbum, em versões com vozes de cantoras como Mônica Salmaso, Alaíde Costa e Simone Guimarães, também confirmadas para o show desta terça-feira

Por Carlos Andrei Siquara
Publicado em 12 de novembro de 2018 | 18:12
 
 
normal

Durante a década de 70, Juarez Moreira foi um dos frequentadores assíduos do extinto Cine Pathé - sala de cinema que existiu no bairro Savassi. "Eu e todos os meus colegas, que eram também jovens músicos, íamos muito ao cinema, especialmente em razão  do contexto de falta de perspectiva, gerado pela ditadura, e o Cine Pathé era um grande refúgio para todos nós", conta ele, que homenageia o espaço no seu novo disco "Cine Pathé", a ser lançado com um show agendado para acontecer nesta terça-feira, no Grande Teatro do Sesc Palladium. 

O título do disco é inspirado na composição de mesmo nome concebida por ele nos anos 90, com letra de Murilo Antunes. Embora o fruto dessa parceria já exista há mais de duas décadas, é recente a iniciativa de reunir essa e mais outras 11 músicas em um só CD, no qual criações instrumentais são presentadas agora nas versões com letras. Essas são interpretadas por vários cantores, entre eles, Alaíde Costa, Mônica Salmaso, Simone Guimarães, Titi Walter e Renato Motha, que vão estar ao lado do artista no palco. 

"Algumas dessas canções já eram cantadas em shows meus, mas todo esse material estava praticamente guardado, e tem letras compostas por Fernando Brant, Chico Amaral, Celso Adolfo, Paulinho Pedra Azul, Simone Guimarães e Murilo Antunes. Eles ouviram minhas composições e propuseram letras ao longo de todos esses anos, sem pressa, em um processo muito natural", relata Moreira.

Ele ressalta que contribuiu para esse processo o fato de suas composições já serem bastante melódicas. "Eu percebo que as minhas músicas nascem praticamente no formato de canção. Elas são melódicas, então há uma facilidade grande de diologar com as letras", completa Moreira. 

Com exceção do "foxtrot" que marca o ritmo da canção "Cine Pathé", o disco, de acordo com o compositor, permeia o samba, o congado, oferecendo uma diversidade de sonoridades brasileiras. "O álbum tangencia muito a relação que eu tenho com a MPB. Eu sou muito formado por ela, musicalmente, e foi muito importante para mim o que ouvi: desde a Bossa Nova até as canções de Chico Buarque, Milton Nascimento, Caetano Veloso e Gilberto", conclui Moreira. 

Agenda

O quê. Juarez Moreira lança o disco "Cine Pathé" 

Quando. Terça-feira (13), às 21h

Onde. Grande Teatro do Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro)

Quanto. Ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!