Encontros

Batuta dos mestres italianos

Semana da Língua Italiana promove diversas atividades culturais em Belo Horizonte e em outras cidades mineiras

Por Carlos Andrei Siquara
Publicado em 21 de outubro de 2019 | 02:00
 
 
 
normal

Os laços entre a Itália e o Brasil têm uma história de mais de um século desde a chegada dos primeiros imigrantes que, em busca de melhores condições de vida, fizeram deste país sua segunda casa. A fim de celebrar essas aproximações e proporcionar um mergulho no legado artístico e cultural da Itália, a 19ª edição da Semana da Língua Italiana no Mundo será realizada em Belo Horizonte, a partir desta terça-feira (22), sendo uma realização do Consulado da Itália em Belo Horizonte, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e da escola internacional Fundação Torino.

A partir do tema “O Italiano no palco”, o evento vai abarcar uma diversidade de ações que contemplam a língua, mas, principalmente, a música e o teatro. “Nós notamos que há uma presença importante da linguagem e da literatura italiana no Brasil, e um exemplo famoso é a peça teatral ‘Os Gigantes da Montanha’, do Grupo Galpão, que é baseada no texto de Luigi Pirandello”, destaca Dario Varese, que é cônsul da Itália em Belo Horizonte. Aliás, os atores do Grupo Galpão serão convidados a participar de um bate-papo que vai acontecer nesta quinta-feira na Fundação Torino.

Conjunto

Neste ano, a Semana da Língua Italiana também vai abarcar o 13º Congresso da Associação Brasileira dos Professores de Italiano, que será sediado na Faculdade de Letras da UFMG. São esperados cerca de 120 professores de todo país, entre outros convidados, como a escritora Donatella Di Pietrantonio, que vai lançar o livro “A Devolvida”, pela Faro Editorial. “Haverá também jornalistas e professores de universidades italianas que vão falar justamente das transformações da língua italiana no presente”, diz Varese.

Um dos destaques da programação será a apresentação da conferência-espetáculo do ator, diretor e autor italiano Roberto Innocente. Radicado em Curitiba há mais de uma década, ele vai mostrar um trabalho inédito em três encenações, sendo a primeira nesta sexta-feira, no Teatro Monte Calvário, em Belo Horizonte, e as outras duas, respectivamente, no dia 26, em São João del-Rei, e no dia 27, em Barbacena.

Innocente explica que ele vai estar no palco ao lado do pianista Matheus Alborghetti e da soprano e atriz Márcia Kaiser. Juntos, eles mostrarão um espetáculo em linguagem mista: ora em português, ora em italiano. “A ideia é que o público possa ouvir um pouco da melodia do italiano por meio dos textos de diversos autores e, principalmente, árias e canções”, diz.

Ele detalha que a plateia vai poder curtir um panorama do teatro, da poesia, da ópera e da lírica italiana. “Nós queremos contar um pouco da história desse legado, passando por diferentes momentos, pegando nomes clássicos, como Giuseppe Verdi e Luigi Pirandello, até canções dos dias de hoje”, resume Innocente, que frisa, em seguida, o constante interesse em aproximar as culturas italiana e brasileira. “Nos 13 anos que eu moro no Brasil, o que mais tenho feito é juntar essas duas culturas que eu acho que têm muito em comum”, reforça.

Destaques

De 22 a 25

XVIII Congresso da Associação Brasileira de Professores de Italiano com o tema “Ética e criatividade na língua, na literatura e na cultura italianas”. Faculdade de Letras da UFMG (av. Presidente Antônio Carlos, 6.627, Pampulha).

Dia 24

Grupo Galpão participa de bate-papo sobre a relação da companhia com a literatura italiana. Fundação Torino (rua Jornalista Djalma Andrade, 1.300, Belvedere), 19h30, Gratuito.

Dias 25, 26 e 27

Conferência-espetáculo com o diretor Roberto Innocente, o pianista Matheus Alborghetti e a atriz Márcia Kaiser. História e cultura italiana por meio de canções, árias de óperas e cenas. Dia 25, no Teatro Monte Calvário (av. do Contorno, 9.384, Barro Preto); dia 26, em São João del-Rei, e dia 27, em Barbacena. Ingressos gratuitos no Sympla.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!