A temporada 2023 do Festival Já Raiou a Liberdade - Os Sons do Brasil chega à reta final com uma série de apresentações gratuitas, que vão de quinta (16) a domingo (19), com programação em Belo Horizonte e em Ouro Preto. Na capital mineira, o destaque da última edição do ano do festival -  que já promoveu encontros entre mais de 60 artistas ao longo do ano - é o show de Lô Borges, que sobe ao palco Grande Teatro do Palácio das Artes neste sábado (18), a partir das 21h.

Lô vai se apresentar acompanhado do grupo DoContra e orquestra, em um concerto especial. A noite promete passar por vários estilos musicais, com um repertório que inclui sucessos do Clube da Esquina, clássicos da música brasileira e composições originais do artista mineiro. A retirada de ingressos será feita pela Eventim e na Bilheteria do Palácio das Artes, a partir das 12h de sexta-feira.

Além do Grande Teatro, a Sala Juvenal Dias, no Palácio, também recebe a programação do Festival Já Raiou a Liberdade - Os Sons do Brasil, além do Museu das Minas e do Metal. O roteiro começa quinta com o encontro de Gabriel Grossi e Vanessa Moreno. A programação segue na sexta com apresentação da sambista Elisa Gudin e do arranjador Thiago Amud.

Já em Ouro Preto, a programação começa na sexta-feira com Matheus VK, referência do carnaval carioca com seus figurinos marcantes e apresentações performáticas, e encerra com mais uma apresentação de Gabriel Grossi e Vanessa Moreno. No sábado, Elisa Gudin & Thiago Amud abrem a programação do dia. Em seguida a Orquestra Imperial chega para fazer um baile animado no Museu Boulieu. A Big Band, que acabou de completar 21 anos, promete romantismo, alegria e irreverência nesta apresentação com Moreno Veloso, Nina Becker e Matheus VK nos vocais, além da participação especial de Tamara Franklin. Neste mesmo dia, ainda se apresenta Julliano Mendes, com o projeto Literatura pra Dançar.

Encerrando a noite, a banda AYÊ e Nath Rodrigues fazem um tributo ao mestre Djalma Corrêa. A celebração continua no domingo, com o compositor e multi-instrumentista Antonio Loureiro convida Tatiana Parra para um potente encontro musical. A programação do Festival encerra com o show do pianista Luiz Otávio e participação especial de Mart’nália.

Para os eventos que acontecem na Sala Juvenal Dias, a retirada de ingressos acontecerá na bilheteria do espaço, duas horas antes do evento. No Museu das Minas e do Metal, não há necessidade de retirada de ingressos, e a abertura para entrada do público começará uma hora antes do evento, com espaço sujeito à lotação. No Museu Boulieu, em Ouro Preto, a entrada será permitida mediante a apresentação do Ingresso Solidário – obtido em troca de 1 kg de alimento não perecível ou agasalho - a retirada começou na segunda, dia 13.