À medida que avançam as diferentes redes sociais da internet, como Orkut, Facebook, MySpace, dentre tantas outras e, consequentemente, o número de usuários que participam e "residem" nesses ambientes virtuais, não seria incomum o crescimento de aplicativos para acrescentar interatividade a essas redes.
E, em se tratando de aplicativos, os mais comuns são os jogos interativos. Chamados de Social Games, eles invadiram a web e as redes sociais, com jogos que tratam dos mais diversos temas. Guerra de gangues, a máfia e suas "famílias", vida rural, esportes, mundo da moda e das passarelas, pôquer e outros jogos de cartas, todos esses assuntos e muitos outros são fontes para a criação desses games.
Diante desse cenário, o Brasil se tornou um importante mercado para as empresas que desenvolvem os jogos sociais. Assim, motivada pelo sucesso alcançado em jogos como "Colheita Feliz", "Segredos do Mar" e "Ilha dos Sonhos", que já atingiram mais de 20 milhões de jogadores no Orkut, entre outros, a Mentez, empresa desenvolvedora de aplicativos sociais para a web, acaba de assinar contrato de representação para trazer ao mercado nacional os social games da Playdom.
Segundo a diretora geral da Mentez no Brasil, Tahiana DEgmont, a parceria entre as duas empresas vai além de simplesmente trazer os jogos da Playdom para o país.
"Assim como já temos feito com outros jogos que trouxemos da Ásia, vamos não apenas traduzir os games da Playdom para o português, mas também desenvolver características específicas para os jogadores brasileiros", adianta.
Com mais de cem milhões de instalações de seus jogos em todo mundo, a Playdom reúne títulos como "Social City", "Sorority Life" e "Mobsters". E com a proximidade da Copa do Mundo, a empresa se posiciona na categoria futebol com o seu mais novo game, o "Bola Social Soccer", que já superou 1 milhão de jogadores no Brasil. Vale lembrar que o "Bola Social Soccer" é o primeiro game da Playdom a chegar no Brasil.
"Às vésperas da Copa do Mundo, os jogos que envolvem o futebol têm ganhado enorme repercussão e participação dos internautas. E, em pouco tempo que ele está disponível nas redes sociais, já alcançou um grande número de usuários", diz Tahiana DEgmont.
Para a diretora geral da Mentez no Brasil, a tendência é que novos aplicativos, especialmente os games interativos, ampliem sua atuação nas principais plataformas, como Facebook, MySpace, Hi5, IPhone, dentre outras.
"Nesse aspecto, o mercado brasileiro é fundamental para essa expansão. Os usuários brasileiros, por exemplo, dominam o Orkut, e a meta é, cada vez mais, ampliar essa rede. E a parceria entre Mentez e Playdom pretende alavancar esse importante segmento", explica Tahiana.
Um aspecto importante que o jogador-internauta deve atentar antes de se aventurar nos social games é se o jogo é gratuito ou pago. E, em relação aos jogos que necessitam de créditos para o usuário participar, a Mentez também criou uma plataforma de pagamento para facilitar a vida dos internautas: a PayMentez (www.paymentez.com.br).
"A meta é ampliar parcerias com potenciais revendedores, como lan houses, permitindo ao usuário ter acesso aos jogos", diz Tahiana.
Mentez
A Mentez (www.mentez.com) é uma empresa global dedicada à promoção e desenvolvimento de aplicativos para redes sociais. Atualmente, tem focado sua atuação no desenvolvimento de Social Games, especialmente para o mercado brasileiro.
Com presença nos Estados Unidos, Europa, Ásia e América do Sul, a empresa conquista internautas de todas as idades no Brasil com jogos como "Colheita Feliz", "Colheita Feliz: Recomeço", "Segredos do Mar", "Ilha dos Sonhos", "Vila Mágica", "Reino do Peixe-Fruta", "Pet Feliz", "Gangues", "Hotel da Árvore" e "Paraíso dos Porquinhos".
Playdom
A Playdom (www.playdom.com) é um dos maiores desenvolvedores de games para redes sociais do mundo. A empresa desenvolve jogos para o Facebook e o MySpace, dentre outras redes sociais, com jogos muito populares como "Social City", "Sonority Life", "Mobsters", "Tiki Resort" e "Big City Life". Até hoje, mais de cem milhões de jogos já foram instalados em plataformas de peso. A Playdom está sediada em Mountain View, na Califórnia, e conta com estúdios em cidades como San Francisco e Seattle.
Bola Social Soccer
Lançado no Orkut e no Facebook, já é um sucesso na web. No jogo, os usuários podem desafiar seus amigos para partidas, além de assumirem o papel de administrador do time de futebol, construindo um estádio e comprando equipamentos para os jogadores melhorarem sua técnica. Para atrair mais recursos para o clube, o jogador tem como assinar contratos de patrocínio com marcas como Coca-Cola e Allianz, que irão depositar dinheiro e bônus todos os dias, mas também estabelecerão metas para serem cumpridas.