SÃO PAULO. Você já ouviu kuduro? Então se prepare: depois de virar hit nas rádios brasileiras, o ritmo importado de Angola, uma mistura de sons africanos e música eletrônica, será tema da próxima novela das 21h.
Mas o diretor Ricardo Waddington decidiu fazer uma pequena cirurgia plástica para emplacar uma adaptação de "Vem Dançar Kuduro" na abertura de "Avenida Brasil". Na versão "limpinha" da Globo, a letra se transforma em "vem dançar com tudo" - kuduro quer dizer "dança da bunda dura".
A música original é de Lucenzo, português de origem francesa que rebolou ao lado de Ivete Sangalo no Carnaval. O problema é que a simples menção ao kuduro produz dois efeitos imediatos no ouvinte. Primeiro, os quadris logo começam a se agitar. É desafio, também, conter o risinho diante do duplo sentido que a palavra adquire.
Waddington afirma que foi sua escolha produzir a versão "light". Ter um termo que remete à "dança da bunda dura" "poderia ficar constrangedor" se repetido várias vezes no horário nobre, diz.