Carlinhos de Jesus falou sobre os problemas de saúde que comprometem sua mobilidade em entrevista ao Fantástico deste domingo (31/8). O dançarino foi diagnosticado com uma doença autoimune que inflama e danifica a bainha de mielina (camada protetora dos nervos), além de uma inflamação nos quadris e tendinite nos glúteos.

A situação faz com que Carlinhos tenha que se locomover com auxílio de uma cadeira de rodas, fato que foi abordado por Luciano Huck no Domingão durante a Dança dos Famosos, competição da qual o dançarino é jurado há anos.

Ao Fantástico, Carlinhos contou como descobriu a doença. Há 3 anos, começou a sentir a perna direita perder força, mas sem dor. Em junho deste anos, duragem uma viagem a Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, ele assou a sentir fortes dores que o impediam de andar. Quando retornou para casa, no Rio de Janeiro, precisou ser internado.

"Estava no Rio Grande do Sul, comecei a sentir uma dor que não conseguia botar o pé no chão, não conseguia andar. Eram umas fisgadas e passava, andava 3 ou 4 passos e doía novamente.Quando cheguei no Rio de Janeiro não aguentava mais de dor, e cheguei a cair. Era tanta dor que a medicação para eu dormir era morfina", relatou.

Carlinhos de Jesus tem feito diversos tratamentos, como fisioterapia, musculação e outros exercícios físicos, para recuperar os movimentos das pernas. Além de uma imunoterapia para fortalecer as defesas naturais. "Querem estabilizar para que não se agrave", explicou o dançarino, que contou como lida emocionalmente com essa situação.

"A minha cabeça hoje é viver o hoje, mas, quando eu penso no amanhã, aí é que eu começo a me apavorar. Como é que eu vou viver? [...] É um tempo de paciência, resiliência. Calma para que eu possa caminhar [...] A dança é meu divã e agora não tenho esse divã", disse Carlinhos de Jesus.