Um homem com mãos de tesoura. Um cavaleiro sem cabeça. Um cachorro trazido de volta à vida por seu jovem e inocente dono. Mesmo passando atualmente por um certo declínio criativo, Tim Burton já foi uma das mentes mais inventivas e originais do cinema norte-americano. E é isso que o Sesc Palladium busca relembrar com a mostra “Tim Burton e suas Histórias Peculiares”.

“Quem vai assistir a um filme do Burton espera personagens estranhos, bizarros e um universo que mistura sonho e pesadelo. Ele soube, como poucos realizadores da sua geração, usar tudo que veio antes dele, do expressionismo alemão ao surrealismo”, declara o curador Breno Lira Gomes. Para comprovar isso, ele fez uma seleção de 41 filmes – incluindo todos os longas dirigidos pelo cineasta, de “As Grandes Aventuras de Pee Wee” a “O Lar das Crianças Peculiares”, dois curtas, além de títulos produzidos por ele e outros que o influenciaram – que serão exibidos até o dia 5 de novembro.

A abertura será neste domingo (1), com a exibição de três dos mais famosos filmes de Burton, no Grande Teatro do Sesc Palladium, a partir das 14h: “O Estranho Mundo de Jack” (animação produzida por Burton e dirigida por Henry Selick); “Os Fantasmas se Divertem” e “Batman”. “Foi uma escolha difícil, mas optei por filmes que uma geração mais nova de fãs do Burton pode não ter visto no cinema. Eu tenho 38 anos, cresci no interior e nunca os vi na tela grande. Pensei em pais que viram esses títulos quando jovens e vão levar seus filhos agora”, conta Gomes.

As três sessões serão as únicas pagas da mostra – R$ 10, a inteira. A partir de terça, a programação segue gratuita para o Cine Palladium, com uma única exibição de cada um dos títulos selecionados. Além de obras aclamadas, como “Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas” e “A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça”, o público vai poder conferir ainda clássicos que influenciaram o cinema de Burton, como “Frankenstein” e “Drácula, o Vampiro da Noite”.

“E ‘O Gabinete do Dr. Caligari’ é o filme que não podia ficar de fora. Até a construção do Edward Mãos de Tesoura tem um pouco do Cesare do ‘Caligari’, com aquela roupa preta e um olhar perdido”, argumenta o curador, referindo-se a um dos maiores clássicos do expressionismo alemão.

Além dos filmes, a mostra vai contar ainda com palestras todas as quartas, às 19h – ministrada pelo próprio Gomes e críticos como Marcelo Miranda e Giuliana Danza. Nos dias 3 e 4 de novembro, Rita Ribeiro oferece a masterclass “Strange People: o Cinema de Tim Burton”. E, no dia 13 de outubro, Giuliana Danza comanda a oficina de stop-motion “Animando Monstros”, a partir das 9h – com inscrições já abertas no site do Sesc Palladium.


Agenda

O quê. Mostra “Tim Burton e suas Historias Peculiares”

Quando. Deste domingo (1) a 5/11

Onde. Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, centro)

Programação completa. www.sescmg.com.br

Recomendamos

“Os Fantasmas se Divertem”
“Batman”
“Edward Mãos de Tesoura”
“Ed Wood”
“A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça”
“Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas”
“A Fantástica Fábrica de Chocolates”
“A Noiva Cadáver”
“Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet”