Artesanato

Mercado Central recebe a 36ª Feira de Cerâmica de Minas neste fim de semana

Evento reúne cerca de 60 expositores e oferece palestras e demonstrações gratuitas

Por O TEMPO | ENTRETENIMENTO
Publicado em 01 de dezembro de 2023 | 10:15
 
 
 
normal

Um dos principais cartões portais belo-horizontinos, o Mercado Central sedia, a partir desta sexta-feira (1º), a 36ª edição da Feira de Cerâmica de Minas Gerais, uma das mais tradicionais do Estado. O evento, que tem entrada gratuita e se estende até domingo (3), conta com a participação de cerca de 60 ceramistas de diversas regiões de Minas Gerais e também de São Paulo, que vão expor e vender seus trabalhos artesanais.

A feira oferece ao público a oportunidade de conhecer e adquirir vários tipos de cerâmica, desde peças utilitárias de cozinha, para a casa, adornos, joias, itens de jardim, objetos de design, esculturas e também matéria-prima como massas, esmaltes, ferramentas e equipamentos. Além disso, a programação inclui palestras e demonstrações de técnicas de modelagem, quando os presentes serão convidados a conhecer o processo criativo e produtivo dos artistas.

A curadoria da feira em 2023 é das ceramistas Cibele Tietzmann, Djenane Vera e Emmanuela Tolentino, que selecionaram os expositores de cidades mineiras como Belo Horizonte, Caeté, Nova Lima, Betim, Contagem, Brumadinho, Igarapé, Conselheiro Lafaiete, e também de Campinas e São Paulo. A expectativa é receber cerca de 2.000 visitantes por dia.

Um dos destaques da feira é a presença da Cerâmica Saramenha, representada pelo Rosemir Hermenegidio, que trabalha há 40 anos com essa técnica tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) e considerada patrimônio imaterial de Conselheiro Lafaiete. A cerâmica saramenha é uma herança portuguesa que chegou ao Brasil no final do século XVIII e se caracteriza pela coloração variada e pelo aspecto vidrado das peças, feitas com um esmalte especial à base de minerais.

Outra novidade da feira é a participação do CCBras – Cerâmica Contemporânea Brasileira, uma entidade que reúne ceramistas de todo o país e mantém um catálogo de cerâmica artística brasileira. Segundo Cibele Tietzmann, uma das curadoras, essa é a primeira vez que a feira conta com a presença de uma associação de ceramistas a nível nacional, enriquecendo muito o evento.

História. Originalmente, a Feira de Cerâmica de Minas Gerais foi idealizada pela artista ceramista Erli Fantini em 1999 e há 23 anos acontece anualmente na capital mineira. Em 2023, chega em sua 36ª edição, com um grupo amplo e novos ceramistas que participam pela primeira vez. O evento já faz parte do calendário da cidade e tem como proposta compartilhar o saber centenário das diversas técnicas de diferentes gerações da cerâmica mineira.

SERVIÇO:
O quê. 
36° Feira de Cerâmica de Minas Gerais 2023
Quando. A partir desta sexta-feira (1º). Até 3/12. Sexta e sábado, das 9h às 19h; domingo, das 9h às 15h.
Onde. Estacionamento elevado do Mercado Central (av. Augusto de Lima, 744, centro)
Quanto. Gratuito.

PRORAMAÇÃO

Demonstrações:
01/12, sexta
10h30: Demonstração de torno com Cris Rocha - Tauá Cerâmica
11h30: Demonstração de torno com Mestre Rosemir Cerâmica Saramenha 16h: Demonstração de modelagem em paleteado com Luciano Almeida

02/12, sábado
10h: Demonstração de torno com Mestre Rosemir Cerâmica Saramenha
14h: Manual de construção da cabeça humana em escultura cerâmica: uma demonstração do método Fernando Poletti

03/12, domingo
9h30: Demonstração de torno com Murilo Siqueira
11h: Escultura de Figura humana com Luciano Almeida

Palestras
02/12, sábado
11h: Fernando Poletti
Tema: "Manual de construção da cabeça humana em escultura cerâmica: apresentação do livro criado por Fernando Poletti"
16h: Lili Panachuk
Tema: “Ceramistas de Minas Gerais: a complexidade e potência da cerâmica arqueológica Aratu - Sapucaí”

03/12, domingo
10h: Makoto Fukuzawa
Tema: "Experiência, reflexões e possibilidades do processo da queima a lenha"
11h30: Cris Rocha
"Akiko Fujita e sua obra - A questão do artesanato é complexa”

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!