Foi na tarde da última quarta-feira que a atriz mineira Erika Januza conversou com o portal O Tempo. Com um sonoro e feliz “alô”, ela atendeu o telefone. “Se falhar a ligação, é porque estou no elevador do prédio. Vou te pedir para aguentar um pouquinho na linha que deve voltar, viu?”, prosseguiu a mineira.
O bate-papo, na verdade, aconteceu por obra de uma brecha de última hora que apareceu na agenda dela. “Na verdade, eu tinha a leitura de um texto hoje, mas foi cancelada”, explicou a moça, referindo-se aos preparativos para a próxima novela das nove da Globo, “Amor de Mãe”, para a qual está escalada.
E as novidades não param por aí: ela também participou das gravações de “Renegado”, série policial da Globoplay em parceria com o Multishow.
Desde que despontou em 2012, na série “Suburbia”, da Globo, Erika tem emendado um trabalho atrás do outro – algo que ela, claro, comemora. “Quando estou trabalhando, me sinto realizada, e me sinto assim desde que saí de Minas pra me realizar no meu trabalho. Graças a Deus, é o que tem acontecido”, festeja a atriz de 34 anos, que se mudou de vez para o Rio de Janeiro por causa do trabalho.
Outro ponto que faz Erika vibrar é o espaço que tem conquistado nas tramas, com personagens de destaque, como a juíza Raquel, da novela “O Outro Lado do Paraíso”. E assim também será na série “Renegado”, prevista para estrear em 2020.
Na produção, ela interpreta Sarah, personagem que lida com os conflitos de ser mulher, filha e irmã de policiais. No decorrer da história, ela perde o marido e tem que cuidar sozinha do filho. “Sarah é uma mulher que precisa ter força para levar a vida adiante. Ela é cercada de policiais na família. A série vai mostrar como lidar com o orgulho desses familiares que saem para trabalhar e proteger a sociedade, e, ao mesmo tempo, com o medo de que não voltem”, contou a atriz.
Parceiro em cena
“Renegado” é o terceiro trabalho de Erika com o ator Marcelo Mello Jr., protagonista da trama. Na história, eles serão irmãos. “Fizemos juntos “Em Família” e “Sol Nascente”, e agora somos irmãos. Eu já tinha uma amizade com ele, e fiquei muito feliz quando soube que íamos contracenar juntos mais uma vez”, pontua.
Erika terminou de gravar a série na última quinta-feira, e brinda o fato de a trama já ter a segunda temporada acertada: “Estou muito feliz, pois a série ainda nem estreou e já teremos uma segunda temporada. É sinal de que a nossa expectativa, a de que uma coisa boa está vindo por aí, está certas”, complementa.
Novela
Agora, Erika passa a se dedicar à citada “Amor de Mãe”, próxima novela das nove, prevista para estrear em novembro. “Não posso adiantar nada da novela, mas prometo que, quando tiver mais informações, para contar faço questão de falar com você”, disse. No elenco do novo folhetim, estão Taís Araújo, Regina Casé e Isis Valverde, entre outros nomes.
Mergulho no universo das séries
Erika Januza confessa que o universo das séries é uma novidade para ela – afinal, sua grande paixão são mesmo os filmes. “Agora é que comecei mais a me inteirar das séries. Eu via uma, duas, mas agora estou muito mais ligada. ‘A Divisão’ (que estreou neste mês na Globoplay), eu vi tudo em um dia só”, revela.
A atriz conta que, às vezes, chega a passar o domingo inteiro em casa fazendo maratona de filmes. “Eu já gosto de assistir a um filme atrás do outro, imagina se me apegar às séries? Não vou sair de casa”, brinca.
Incerteza quanto ao Carnaval
Por conta das gravações da novela “Amor de Mãe”, Erika Januza revela que ainda não tem planos para o Carnaval 2020 – e pode nem desfilar. “Acho que estarei no período de auge das gravações, e ainda não sei como vai estar a minha vida”, explica.
“Quando participo do Carnaval, gosto de me dedicar, de ir aos ensaios”, afirma. “Mas mesmo que não desfile, assistir é uma coisa que com certeza farei, porque realmente admiro o evento”, finaliza.