Um gênero musical surgido há mais de 400 anos em Florença, na Itália, da vontade de eruditos e músicos reproduzirem os dramas gregos do período anterior à era cristã. Assim nasceu a ópera. E essa história, narrada de forma saborosa e permeada por trechos de várias obras, é o tema do segundo episódio do podcast Filarmônica no Ar, produzido pelo Instituto Cultural Filarmônica.
Programado para ir ao ar apenas em 4 de abril, o programa foi antecipado como forma de ser mais uma opção cultural em tempo de isolamento por conta da pandemia de coronavírus. Narrado pela flautista Cássia Renata de Lima e pelo clarinetista Marcos Julius Lander, ambos integrantes da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, o episódio traça de forma didática, ao longo da história, a trajetória do gênero, que chegou a sofrer muitas objeções até se tornar o mais popular de toda a música clássica.
A primeira temporada do podcast Filarmônica no Ar foi lançada em 13 de março e é dedicada às diferentes formas musicais, que também são tema dos concertos da série “Fora de Série” de 2020. O primeiro episódio abordou as Suítes e é apresentado pela violinista Joanna Bello e o percussionista Rafael Alberto.
O podcast disponível em plataformas como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Breaker, Overcast, dentre outros.